sexta-feira, 17 de julho de 2009

INVERNO

VOLTA DAS CHUVAS
Depois de alguns dias sem chuva, ontem caiu pela tarde uma neblina que nos fez recordar os dias de inverno intenso que nos castigaram neste ano.

Um comentário:

Josue disse...

Xavier, peço que seja publicado esse comunicado importante.
Atenciosamente,
Conceição Medeiros
Secretária de Saúde
Segunda-feira dia 20/07/2009 a partir das 9:00h da manhã na sede da Secretaria Municipal de Saúde estará uma equipe de oftalmologista realizando atendimento de prevenção de glaucoma.As devem trazer xerox dos sseguintes documentos:
* CPF;
*Cartão SUS;
*Comprovante de Residência.
Público-alvo:
Pessoas acima de 40 anos;
hipertensos;
diabéticos;
portadores de miopia;
Pessoas com histórico familiar de glaucoma.


Glaucoma

Glaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo contudo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença — enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.