quarta-feira, 30 de novembro de 2011

INSPIRAÇÃO DIVINA

"Inspiração divina" é o nome da banda religiosa que tocou hoje na Festa da Padroeira 2011. Muito boa, disseram algumas pessoas com quem conversei.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

LUSINÁCIA AGRADECE

A Associação dos Universitários de Upanema – AUNU vem através deste importante meio de comunicação agradecer publicamente a Prefeitura Municipal de Upanema através da Secretaria Municipal de Educação a preocupação com os anseios da classe universitária, em especial do turno matutino, quando disponibilizou mais um ônibus atendendo assim nossas reivindicações.

Haja vista o nosso município não dispor de nenhuma instituição de nível superior, a prefeitura vem mostrando nos últimos anos um grande apoio ao ensino superior fomentando através do deslocamento até Mossoró.

Atenciosamente, 

Lusinácia,
 
da diretoria da AUNU

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR GANHA REVITALIZAÇÃO

A Feira da Agricultura Familiar de Upanema ganhou um novo incentivo hoje pela manhã, com a revitalização da feira. Com banda de forró pé de serra e uma grande animação, os agricultores receberam as melhorias entregues pelo Projeto Dom Hélder Câmara, Prefeitura Municipal de Upanema, Governo Federal e Cooperativa Terra Livre. Entre as melhorias, destacamos a mudança na cobertura das barracas, aquisição de um equipamento de som, novos equipamentos para acondicionamento de produtos, além de barracas com sombra para os clientes. 

A revitalização faz parte do projeto desenvolvido pela Cooperativa Terra Livre, que buscou parcerias com os entes acima citados para motivar os agricultores e fazer com que a população continue tendo acesso a produtos de qualidade. O coordenador da feira, Senhor Tarcísio Pereira, disse que a alegria dos agricultores voltou, pois as barracas, principalmente, estavam deterioradas e isso fazia com que a imagem da feira ficasse prejudicada. A prefeita Maristela disse que os R$ 5.000,00 investidos nesse projeto retornarão rapidamente em benefício de nossa população. “Ganha os agricultores e ganha os clientes, já que estamos motivando o homem e a mulher do campo a trabalhar para ter uma ajuda no seu sustento, sem precisar dar esmola a ninguém. Além disso, os produtos aqui oferecidos são de qualidade e sem agrotóxico, que significa saúde”, comentou a prefeita.

O secretário de Agricultura Aisamaque Dáliton, disse que a administração da prefeita Maristela tem se notabilizado pelo apoio incondicional a agricultura familiar do município. “Não conheço uma administração que tenha feito tanto pela agricultura familiar, que é à base da nossa economia rural, como a administração Avançando com Resultados”, afirmou.

A variedade dos produtos oferecidos pelos agricultores das 12 barracas destinadas a feira, é um dos 
destaques. Frutas, hortaliças, queijo, mel, panelada, artesanato em palha e biscuit, entre outros.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI ADIADA

Por motivos de ordem burocrática, a Prefeitura Municipal de Upanema (prefeita Maristela Freire), em conjunto com a Câmara Municipal de Upanema (Dárcio Régis Bezerra), resolveram adiar a audiência pública que estava marcada para hoje. 

Devido as exigências solicitadas pela Câmara dos Deputados, a audiência será marcada para outro dia, com os trâmites exigidos cumpridos, para que Upanema não corra risco de perder os recursos destinados a Saúde no orçamento do próximo ano. 

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogsptot.com

FESTA NA FEIRA

Hoje pela manhã, uma solenidade marcará a revitalização da Feira de Agricultura Familiar de Upanema. 

A feira, que está perdendo o brilho do início, agora receberá uma nova energia, com a revitalização das barracas. O novo visual fará com atraia os fregueses. Tem até um som novo (bem moderno) pra ser inaugurado.

A feira foi inaugurada em fevereiro de 2009: Dois anos e nove meses de existência.

domingo, 27 de novembro de 2011

QUEM SE LEMBRA?

Como era o mercado público

O mercado público de Upanema guarda muitas lembranças. Era lá onde havia o tradicional forró do mercado no Natal.

Outra coisa que marca o antigo mercado público eram as chamadas pedra, onde a carne era colocada para consumo.

No mesmo local também funcionou cinema.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ EMENDA DE INICIATIVA POPULAÇÃO DESTIADA À SAÚDE

Na próxima segunda-feira, toda população de Upanema está convidada a participar de uma audiência pública que tem como objetivo, discutir a Emenda de Iniciativa Popular, inovação introduzida ao Orçamento Geral da União pelo relator geral do orçamento no Congresso Nacional, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP). 

A emenda designa para o município de Upanema, para o próximo ano R$ 500.000,00. Esse valor deverá ser aplicado obrigatoriamente na área da Saúde. Para isso, a população deverá escolher que ações na Saúde o município irá elaborar os projetos. A reunião deverá conter ata, lista de presença e formulários devidamente preenchidos, depois, postadas via sedex pela Prefeitura Municipal e endereçadas à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional até 10 de dezembro. 

Os municípios deverão fazer opção por uma das seguintes ações da Saúde: - implantação, aparelhamento ou adequação de Unidades de Saúde; - aquisição de unidade móvel ou academia da saúde; - implantação de melhorias sanitárias; - abastecimento de água; - esgotamento sanitário; e - manejo de resíduos sólidos e serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar. A audiência pública está marcada para ás 08:00h da manhã na sede da Câmara Municipal de Vereadores. 

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – 
www.prefeituradeupanema.blogspot.com

sábado, 26 de novembro de 2011

SEM O TREMA É MUITO MELHOR

Já me acostumei a não usar aquilo que muita gente chama de acento, o tal do trema. Aliás, a abolição do trema na nossa ortografia é uma das refras do novo acordo ortográfico que não faz ninguém tremer. 

Há razões para tremer com o uso do hífen. Até os especialistas devem tremer, pois as mudanças foram profundas, apesar do tamanho daquele tracinho.

Sem o trema, já podemos economizar alguma tintinha da caneta ou do cartucho. Imaginem quanta tinta gasta ao longos desses anos em vigor daquela coisinha em cima do u

- Mas para quê era colocado?
- O trema era colocado em cima do u para que este fosse proununciado. 

- E agora  o u deixou de ser pronunciado?
- Não.

- Então, que bela contradição. Sem o trema, acabou-se de uma vez com esse penduricalho que nunca serviu pra nada.

 - Pior que é verdade.

- É.

RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA DIRETOR NO CALAZANS

CHAPA 1  - única -  Júnior (diretor) Antônio Nicácio (vice)

Votos válidos:

Professores :29
Servidores: 20
Pais: 65
Alunos: 309

Brancos:

Professores: 0
Servidores: 0
Pais: 0
Aunos: 14

Nulos:

Professores: 0
Servidores: 0
  Pais: 0
Aunos: 6

TOTAL DE ELEITORES: 443

RESULTADO - PERCENTUAL: 98,48%

O diretor eleito, Júnior, falou que a eleição foi muito satisfatória, visto que teve uma votação quase unânime do total dos eleitores: 98,48% de votos na chapa 1.

A direção eleita ontem vai dirigir a Escola Estadual José Calazans Freire nos anos de 2012 e 2013.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

TUDO PRONTO

A eleição de chapa única nas duas escolas estaduais da cidade será hoje durante todo o dia. À noite, é só contar os votos.
Há quem diga que não tem nenhuma graça uma eleição sem disputa. Se tem o lado monótono, tem também o lado tranquilo. 

Que seja assim.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

LEI ANTI-FUMO

Os senadores aprovaram projeto que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país, sejam eles públicos ou privados. A mudança na legislação foi aprovada na terça-feira (22) e ainda será enviada para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Atualmente, o fumo em locais fechados já é proibido por leis estaduais, como em Rio, São Paulo e Paraná. Com a nova legislação, passará a ser em todo território nacional.

(Do g1.globo.com)

Quando ouvi a notícia sobre a nova lei que proíbe o fumo, fiquei a matutar acerca de uma antiga lei do mesmo gênero, do então presidente Sarney, em 1985 ou 1986.

 De lá pra cá, muita coisa mudou. O próprio Sarney passou a militar na política em outro Estado, fora do maranhão. Depois começou a era Lula-sindicalista. Depois a era Lula presidente.

 Voltando ao fumo, acredito que a nova lei não vai resolver nada, se a consciência do povo não funcionar. Sei que hoje o povo está mais consciente do que ontem, quando tratamos do assunto fumo. Lembro-me, como se fosse agora, que havia professores meus que colocavam um giz numa mão e um cigarro aceso no outro.

Hoje, graças a essas leis e a consciência do povo, isto é inadmissível. Hoje, desconhecemos o número de alunos que fumam. Isso, acredito, que seja por causa do cerco que se faz sobre o produto maléfico.


MARISTELA, A GESTORA QUE FAZ N O PRESNTE A MUDANÇA DO FUTURO

Caramuru reconhece trabalho de Maristela

O município de Upanema foi o ponto de chegada do Rally 110. Logo na entrada fomos recebidos por uma caravana liderada pela Prefeita Maristela, o vice prefeito Manezinho e sua equipe administrativa na qual destaco o apoio fundamental do Secretário de Agricultura, Aisamaque. A gestão estava em sintonia com a população que mostrava o apoio a luta da BR 110 de todas as formas. A mais linda de todas foi o menino Eduardo percorrendo toda a cidade, acompanhando os carros na sua bicicletinha.

A prefeita colocou estrutura de som, ambulância, guarda municipal, polícia militar, equipe administrativa, comida e água para os participantes beberem. Tudo isso era bom demais, mas ela colocou algo mais valioso: a sua participação. Maristela mostrou humildade para reconhecer que o ato era da juventude que tinha entre seus líderes o Daniel e a Sueli Oliveira; mas isto não tirou o brilho de uma gestora que demonstrou não perder o olhar para o horizonte mesmo vivendo o cotidiano de uma gestão interiorana que é sempre chamada a se dedicar ao miudinho. Pensou grande, agiu grande e tem meu reconhecimento. Valeu Maristela

Enviado por Anaximandro Eudson

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SEM CAMPANHA

Todos são unânimes em afirmar que uma eleição de chapa única é uma eleição insossa, sem motivação até para quem é candidato, imaginem para os eleitores.

Numa eleição para prefeito, já se tornou meio sem graça aquela mesma eleição de dois candidatos. Se houver três ou quatro, a coisa esquenta. Até agora, pelo que está se desenhando, Zé Garcia vai evitar a monotonia das duaas últimas eleições aqui em Upanema.

Agora mudo um pouco de assunto, mas continuo falando em eleição. É a eleição para diretor de escola estadual. Em Upanema, na próxima sexta-feira, haverá eleição nas duas escolas. No Calazans, Júnior; no Alfredo, Dário. Os dois vão disputar o cargo com eles mesmos, sem que haja campanha, pois não há concorrente. Alguns dizem que isso é bom; outros acham que não.
Para a democracia, sim. Toda leição é boa, até para líder de classe estudantil.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

É DO GOVERNO?

Não é do governo a escola, o hospital, a praça, o asfalto. Não é do governo o ventilador que roda dia e noite nos hospitais e escolas.

Por isso, gente, acabem com essa asneira de estragar aquilo que é de todo mundo. Para quê estragar uma praça, uma carteira escolar, uma parede? Para quê?

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SAÚDE DO HOMEM TAMBÉM TEM ATENÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO AVANÇANDO COM RESULTADOS

Pela primeira vez o município de Upanema teve uma ação voltada exclusivamente para a saúde do homem. O ato denominado ”Homem que se cuida, não perde o melhor da vida” teve como foco principal a motivação das pessoas do sexo masculino a realizar exames periódicos que detectam grande parte das doenças que causam grande número de mortes entre os homens. Segundo a secretária de saúde Conceição Medeiros, de cada 03 mortes de adultos, duas são de homens. “Na maioria dos casos, os homens tem vergonha ou acham que os exames são dispensáveis para sua saúde”, explica a secretária.

Entre os exames oferecidos hoje, estavam o exame de sangue para detecção de câncer de próstata, glicemia, verificação da pressão arterial e exames para descobrir o câncer de boca. Além disso, dois odontólogos trabalharam fazendo extração e restauração dos dentes dos pacientes. Uma novidade foi que aqueles pacientes que necessitem de prótese dentária, a Prefeitura de Upanema irá doar, através deste programa realizado hoje. 

A prefeita Maristela Freire mostrou sua satisfação com a ação, que foi realizada pela primeira vez em Upanema. Ações direcionadas para determinado sexo, ou faixa etária, tende a ter mais resultados, explicou a prefeita. Ela parabenizou todos os responsáveis pela iniciativa e fez questão também de cumprimentar a grande quantidade de homens que estavam participando do evento. “Vocês estão demonstrando o quanto amam suas vidas e que querem viver mais. Fazer exames para saber como anda sua saúde é um prova de amor a vida. Tenho certeza que a partir de agora, a freqüência com que os senhores farão exames aumentará e, com isso o risco de morte por doenças “silenciosas” diminuirá muito entre os homens de Upanema”, comentou a prefeita.

Os exames e os atendimentos foram feitos no centro da cidade, na feira livre, graças ao novo ônibus adquirido pela gestão da prefeita, que ofereceu total condição para receber os pacientes em um ambiente higiênico e climatizado.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

CONCURSO DO ESTADO

O concurso do Estado realizado ontem nem parece que existiu, pela repercussão. As pessoas estavam apáticas, sem entusiasmo. As razões são óbvias. Nem é preciso gastar tecladas.

domingo, 20 de novembro de 2011

QUEM SE LEMBRA?

Quem escreveu em papel de embrulho? 

Isso. Houve um tempo em que os estudantes pobres escreviam o conteúdo das matérias escolares em papel de embrulho.

Papel de embrulho, para quem não sabe, era um papel de ótima qualidade para embrulhar rapadura, açúcar, arroz, sabão, etc, mas de péssima qualidade para se escrever conteúdos escolares.

Como eu disse, somente os estudantes pobres é que escreviam em papel de embrulho. (Se eu estiver equivocado, corrijam-me).

Entretanto, eu pouco escrevi naquele papel, pois tinha a velha mãe que fazia chapéu, com as tranças que eu e meus irmãos fazíamos. O produto era vendido a seu Severino Felinto. Depois mamãe comprava uns caderninhos. 

Quem se lembra disto?

sábado, 19 de novembro de 2011

APROVADOS PELA UNP

Há aproximadamente dez alunos que foram aprovados no vestibular da UNP. Quem fez o vestibular poderá consultar o site e confirmar seu nome.

DIGASSE DE PASSAGEM... MÁS

Frequentemente recebo comentários de pessoas que gostam de interagir com o blog, porque entendem que a democracia deve ser feita por pessoas que gostam de praticá-la na luz. 

Do outro lado, no escuro, outros preferem permanecer do mesmo jeito. Têm vergonha de mudar. São preconceituosos (e até desconfio que sejam "salvos" - ele deve ter certeza disso - quem sou eu pra contrariá-lo!), pois o tom dos comentários os denunciam. Outro perfil: é semi-analfabeto.

Se ainda vocês têm dúvida, tente decifrar o título da postagem. Até parece uma língua estranha.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

I TORNEIO DE DAMAS DO ALFREDO SIMONETTI

Foi realizado na última segunda-feira dia 14 de novembro o I Torneio de Damas do Alfredo Simonetti. 

O objetivo do torneio foi promover uma competição entre os alunos da escola que juntasse o lúdico(brincadeira) com o pedagógico(lógica). 

Os participantes, bem como os organizadores, Cabo Oliveira e Leleu (funcionários) acharam a idéia um sucesso, tanto que o II torneio já está sendo organizado. 

O resultado do I Torneio foi : 

VENCEDOR - ALAN ROGER 

SEGUNDO LUGAR - ANDERSON LEANDRO 
  
TERCEIRO LUGAR - KARTEGIANO OLIVEIRA

Dados enviados por Dário, diretor do Alfredo Simonetti.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PRAÇA DE EVENTOS JÁ COMEÇA A RECEBER NOVO PALCO

A empresa Viana e Leite, vencedora da licitação para construção do novo palco da Praça de Eventos de Upanema, iniciou desde o dia 07 de novembro, a importante obra que irá dar mais condições para apresentações de grandes bandas espetáculos na área destinada aos grandes eventos do município.

A obra está orçada em R$ 198.000,00 e conta com 5 funcionários trabalhando inicialmente na mesma, mas diante da necessidade, esse contingente poderá ser aumentado. O palco terá altura e tamanho adequados para realização de shows de grande porte, com as seguintes medidas:
BASE: 2,0m
ALTURA TOTAL: 6,0m
LARGURA: 12,0m
COMPRIMENTO: 6,0m

Além do palco, a obra será contemplada com banheiros, camarins e acesso a deficientes. A expectativa do dono da empresa Viana e Leite, Sr. Jurandir Leite, é que a obra esteja pronta no dia 15/02/2012, período anterior ao carnaval. O secretário de Turismo e Comunicação, Anaximandro Eudson, informou que esse projeto teve a participação fundamental da prefeita Maristela, que buscou recursos junto a bancada para realizar esta tão importante obra. “Já tínhamos uma praça com estrutura ampla, mas que ainda necessitava de um palco adequado aos grandes momentos que ela pode e deverá receber. Além de beneficiar em termos de estrutura, o novo palco também irá excluir um gasto para prefeitura e possíveis promotores de festas que necessitavam alugar palcos móveis para realização de eventos”, explica Anaximandro.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...