domingo, 24 de agosto de 2014

FÁCIL E DIFÍCIL AO MESMO TEMPO

A vida hoje está mais fácil do que antigamente. Se dissermos que está mais difícil do que antigamente, não estaremos faltando  com a verdade.

Só depende do que estamos falando. Se observarmos a saúde do povo, veremos que hoje não e morre fácil de qualquer doença como no século passado. Qualquer gripinha mal curada, a morte andava perto. Gripe mal curada dava tuberculose, que por sua vez levava ao caixão. Os poetas ultrarromânticos visitaram a morada dos mortos muito jovens.

Hoje não se morre de câncer por qualquer motivo. Se a doença for descoberta a tempo, o paciente tem uma boa percentagem de chance de não morrer. A medicina avançou consideravelmente.

Por outro lado, as doenças vêm com mais força, pois o ser humano é aquilo que come e respira. Os alimentos estão mais propensos a adoecer as pessoas. O ar está mais poluído do que em tempos passados. Pelo ar as doenças se propagam. O ebola não nos deixa mentir.

Na educação, as facilidades são enormes. O acesso à educação virou lei obrigatória. Pelo outro lado, caiu a qualidade do ensino. Livros didáticos e paradidáticos aos montes. Transporte escolar. Merenda. Sala refrigerada. Datashows. Etc. Na outra ponta, a concorrência para entrar em empregos até os que pagam mal.

A vida está fácil e difícil ao mesmo tempo. Se olharmos para outras especialidades, veremos que estou falando corretamente. 





Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...