domingo, 24 de agosto de 2014

FALAR DIFÍCIL É FÁCIL

Captei a seguinte frase, há muitos anos, de um apresentador numa emissora de rádio:

Falar difícil é fácil; difícil é falar fácil.

A frase acima entrou na minha cabeça, rasgando, nunca mais saiu.

Vez por outra, lembro-me dela como um legado do meu conhecimento que adquiri ao longo desses quarenta e nove anos. Em outros momentos a frase me vem à memória especialmente quando vou explicar algo. Se o interlocutor não entendeu é porque estou falando difícil.

É muito mais fácil falar difícil do que falar fácil. Quando explicamos algo, explicamos da maneira que entendemos. E nem sempre a maneira que entendemos será compreendida pelos ouvintes.

No escrever ocorre a mesma coisa. É tão verdade isso que nas redações de vestibulares os que corrigem as provas não querem textos com palavreados difíceis. O melhor é dizer de forma singela, mas com originalidade.

Não podemos tentar falar ou escrever difícil para não parecer que estamos sendo pedantes. E o pedantismo é coisa desagradável.

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...