sábado, 24 de novembro de 2018

BOAS NOTÍCIAS SOBRE FERROVIA

Uma lembrança sobre trem

Em 1997 fui a Natal em final de ano. Lá tive a oportunidade de viajar de trem pela primeira vez. A minha primeira vez, até agora, continua a primeira vez que andei de trem.

Sei que meu percurso foi uma viagem de ida e volta entre Natal e algumas cidades chamadas metropolitanas: Extremoz, Nísia Floresta, Ceará Mirim e Macaíba. 

Não sei se o trajeto é nessa ordem, mas sei que percorri aquelas cidades com um olho  dentro e outro  fora do trem. O fora era pra conhecer aquela região, mesmo superficialmente.

Agora é progresso

Agora o trem é assunto renovado. Notícias dão conta que o próximo presidente da república eleito em outubro vai investir em ferrovias no nordeste, para que o progresso seja alavancado.

Notícias desse quilate soam bem aos ouvidos de quem quer uma região livre das amarras do cabresto das esmolas. 

Ferrovia é progresso. Todo mundo sabe disso. Mas o que vimos nesses últimos anos foi a desativação de linhas ferroviárias. Ali bem perto de nós, uma linha entre Souza e Mossoró foi desativada há muitos anos.

Eis a notícia recente:

"...serão retomadas obras paralisadas nas gestões petistas, como a transposição do Rio São Francisco e a construção de ferrovias." (Do site O Antagonista, extraído de O Globo, 18/11/2018)

Nenhum comentário:

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.