domingo, 25 de novembro de 2018

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

Sou Eu!

A história de Sou Eu tem vários desdobramentos. Tudo começou quando um senhor queria comprar uns porcos. Depois de sondar a compra, descobriu um outro senhor que tinha os animais, mas nem estava à venda, e se fosse vender, venderia por um preço muito alto.

Ocorre que o senhor que queria comprar os porcos, era um caloteiro de primeira linha.

O dono dos porcos foi procurado pelo velhaco em sua residência. Inquirido se tinha uns porcos para vender, o velho disse que não tinha.

"Mas me disseram que o senhor tem uns porcos para vender."

De tanto insistir, o senhor dono dos animais disse que venderia, e disse o preço. Se um porco custava cem reais, ele cobrou duzentos por cada porco. Quatrocentos pelos dois que tinha no chiqueiro.

"Quero os porcos, mas não tenho dinheiro agora", disse o comprador. "Eu não sabia que o senhor tinha esses porcos, por isso empreguei todo o dinheiro em outros negócios. Mas não se preocupe, porque pagarei. Mas somente no próximo domingo."

"Assim não aceito", disse o velho. "Só à vista".

O comprador tentou a última cartada:

"Vamos fazer o seguinte: No domingo me procure no mercado pelo nome de Sou Eu. Lá todo mundo me conhece."

"É. Vou confiar", disse o dono dos porcos, desconfiado.

Quando chegou o dia marcado, o homem chega no mercado e pergunta por um homem chamado Sou Eu.

"Estou procurando um homem chamado Sou Eu."

"Não sei quem é".

"Nunca vi."

"Não conheço".

E foi assim a resposta negativa em todo o mercado. Ao homem restou sair procurando nas casas, de rua em rua, bairro em bairro.

Já cansado de procurar e já de noite, resolve ir pra casa, numa zona rural. Quando ainda saía da zona urbana, viu um vulto de longe. Resolveu aproximar para perguntar se conhecia o misterioso Sou Eu.

"Quem é?"

"Sou eu!, gritou de longe o estranho.

"Mas Sou Eu, passei o dia lhe procurando no mercado, em todos as ruas da cidade e você veio aparecer agora? Onde você estava? Me comprou os porcos e está se escondendo de mim?"

O estranho ficou atônito com aquela conversa, pois nada tinha a ver com aquilo. Mas como estava fugindo de todo mundo, como o cão foge da cruz, resolveu não complicar:

"Quanto custa mesmo os porcos?"

"Tantos contos", respondeu aliviado o credor. Pagou e procurou sair da vista dele.

E assim termina a história. Dizem os faladores que o homem que passou-se por Sou Eu na história estava já próximo da casa de uma mulher com quem tinha um namoro proibido.

Que história maluca!

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A condição tíbia desapercebe o entendimento.