domingo, 21 de novembro de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

TEXTO DE RUI BARBOSA (Excursão)

Vai o gado na estrada mansamente, rota segura e limpa, chã e larga, batida e tranquila, ao tom monótono dos 'eias!' dos vaqueiros. Caem as patas no chão em bulha compassada. Na vaga doçura dos olhos dilatados transluz a inconsciente resignação das alimárias, oscilantes as cabeças, pendente a margem dos perigalhos, as aspas no ar em silva rasteira por sobre o dorso da manada. Dir-se-ia a paciência em marcha, abstrata de si mesma, ao tintinar dos chocalhos, em pachorrenta andadura, espertada automaticamente pela vara dos boiadeiros. eis senão quando, não se atina por quê, a um acidente mínimo, um bicho inofensivo que passa a fugir, um grito de um pássaro na capoeira, o estalido de uma rama no arvoredo, se sobressalta uma das reses, abala, a correr, e após ela se arremessa, em douda arrancada, atropeladamente, o gado todo. Nada mais o reprime. Nem brados, nem aguilhadas, o detêm, nem tropeços, voltas ou barrancos por d'avante. E lá vai incessantemente, o pânico em desfilada, como se os demônios o tangessem, léguas e léguas, até que, exausto o alento, esmorece e cessa, afinal, a carreira, como começou, pela cessação do seu impulso. Eis o estouro da boiada.

ERUDIÇÃO - A linguagem formal está perdendo força na escola. Se continuarmos nessa pisadinha, daqui a alguns anos não notaremos a diferença entre um estudante e um alguém que nunca pisou na escola.

Cultivemos a linguagem formal, gramatical. Isso não significa o desprezo da informalidade.

QUEM SE LEMBRA?

Como eram as fotografias no passado? Lembremos do filme "Guerra de Canudos". Um dos personagens diz que quando viu a fotografia, nem acreditou e pensou que era "armada do cão".

Até onde nossa lembrança alcança, as fotografias eram chamadas de retrato e em preto e branco. Curiosa era a forma de revelar. Utilizavam um processo eficiente, muito diferente de hoje.

Havia vários formatos. O binóculo era muito comum, assim o cliente quisesse.

HUMOR

Um rapaz vai a uma autoescola para fazer aulas práticas de direção. Ele entra no carro com o instrutor e começa a dirigir. Percebendo que ele não mudou de marcha, o instrutor resolve alertá-lo e diz:
- Você está de primeira.
O aluno agradece todo orgulhoso.
Então o instrutor esclarece:
- Isso não foi um elogio. Estou apenas avisando que você deveria trocar a marcha. (Seleção da revista Seleções)


Nenhum comentário:

TRINTA E CINCO

Pela medição de hoje pela manhã, a sangria da nossa barragem está a trinta e cinco centímetros para sangrar. Basta um empurrãozinho que vai.