domingo, 2 de agosto de 2020

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Mais uma semana principia sem grandes novidades. As chuvas desaparecem, mas ainda pinga de leve. O frio queima e a gente torce para continuar com saúde ou pelo menos de pé. Quem torce por times, já pode torcer. Alguns voltaram em campo. Na política, já dá pra torcer por alguém. Eles já botaram os times em campo há muito tempo.

CRÔNICA - Aquela senhora

Aquela senhora, quem a via, não diria que ela sabia do que sabia. Sabia ler e gostava de ler. Descobri isso uma vez quando me abordou e disse que desejava conhecer o livro de Ramos. 

- Dizem que o filho de Dona Mafalda publicou um livro.
- Sim. Na verdade é uma obra póstuma. Depois que ele morreu, seus familiares reuniram alguns poemas que ele tinha escrevido e deu um livro.
-Gostaria de ler. Sabe quem tem?
- Sim.Posso arranjar pra senhora.

E arranjei. Depois de alguns dias desse pequeno colóquio, fui em sua casa e deixei lá o exemplar.

Gente da velha guarda, gostava de ler livros em papel. Nunca a vi com um celular na mão como as pessoas mais velhas com perfis de modernos. O negócio dela era livro em papel. Por diversas vezes eu passava em frente de sua casa e a via com um livro na frente dos olhos, ligadíssima nas histórias. Era uma senhora bem informada, que tinha uma vida de leitura intensa. Pelo que percebi, não dava pra chegar a bibliófila no sentido total da palavra, mas amante da leitura, isso sim. Um bom exemplo para a atual geração que enfeitiçou-se com as  leituras de celular e trocou os autores: ao invés de Machado ou Érico Veríssimo,  colega de escola ou mesmo um desconhecido. Ela não está mais entre nós, mas deixou um bom exemplo de leitor.

DICIONÁRIO DA POLÍTICA - Tererê -

Mas o que é o tererê?
É amar, é amar
É amar, amar você

Os versos acima pertenciam à principal música da campanha de prefeito de Amarildo Martins Tavares.

Até hoje não descobri o real significado da palavra no contexto político. A palavra não está nos dicionários convencionais nem mesmo no Calepino Potiguar. Na grande rede encontrei um significado: nome de uma bebida infusa com erva-mate e pode ser servida com hortelã.

No contexto político, tenho um palpite. Pode ser que as pessoas que cantavam a música do tererê achassem que a palavra significava a reunião de muitas pessoas unidas em torno daquela candidatura.

AVÓS- Não conheci meus dois avôs. O da parte de pai, não vi nem a cor: quando morreu, eu estava longe de nascer. O da parte de mãe, morreu alguém meses antes que eu nascesse. As avós, tive o privilégio de conhecê-las, mas não curti muito tempo com elas.

TEXTOS ANTIGOS - Abrindo caminhos

Quando o sargento Francisco Melo Palheta distribuiu as primeiras mudas de café em Belém do Pará, em 1727, não imaginava que, com isso, estivesse sendo o responsável indireto pela abertura indireta de mais de 7 mil quilômetros de estradas de ferro  e pela criação de grandes estradas de rodagem.

Com a chegada do café em São Paulo, depois de 1860, tornava-se necessária a abertura de novos caminhos para o escoamento do produto. É assim que começa a febre de construções de estradas de ferro.

Os caminhos primitivos muitas vezes davam enormes voltas para passar pelas fazendas. E, dependendo do prestígio social e político do "barão do café", a própria estação de localizava na sua propriedade.

O café foi responsável pelo desenvolvimento de São Paulo, pelo incentivo à imigração européia e pelo início da migração interna do Norte e Nordeste para o Sul próspero.

Plantado em grandes quantidades e sem preocupação com a recuperação das terras utilizadas, o café procurava, após alguns anos, novas terras. E foi assim que chegou ao Paraná e tirou São Paulo, já nos anos de 1960-1970, da posição de principal produtor. (Português Dinâmico Sétima série - Adaptado da revista Sul América)

TODA GRAMÁTICA

Sílaba - tonicidade: Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas emitidos num só impulso da voz. Na palavra azeite, por exemplo, há três sílabas: a-zei-te. As sílabas são as unidades sonoras dos vocábulos. Na língua portuguesa, a sílaba se forma necessariamente com uma vogal, a que se agregam, ou não, semivogais ou consoantes. (Gramática de Cegalla)

SAÚDE

•Evite os temperos fortes e coma pouco sal.
•Evite tomates verdes. Causam pedras na vesícula, etc.
•Evite verduras e frutas murchas. Não têm valor nutritivo.

PROVÉRBIOS DAQUI

Mais alegre que pinto em beira de cerca.
Mais baixo que poleiro de pato.
Mais cheiroso do que mala de barbeiro.
Mais desmantelado do que voo de anum.

EXPRESSÕES UPANEMENSES

Batata da perna: Parte traseira abaixo da coxa; panturrilha.
Bater a passarinha: Dar atenção a algo; preocupar-se. Morrer.
Bater beira: Andar à toa.

POESIA

Cada volta, uma ida

Estou andando em círculos
Sempre volto ao mesmo lugar
Se das tuas teias eu me liberto
Teu chamado me faz regressar.

Que insano é o amor meandroso
Perigosa a irreprimível paixão
Num dia ama com intensidade
Noutro, despedaça  o coração.

Quero de ti voar para longe
Todavia, quero-te junto a mim
Como ousas propor recomeços
Se és tu que provocas o fim? 

(Júlia Costa)

Nenhum comentário:

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.