domingo, 9 de agosto de 2020

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

As duas músicas a seguir falam da mesma coisa: de pais em idade avançada e do cuidado que eles tiveram pelo filho. Eles demonstram gratidão pelo que fizeram por eles.

São duas canções que deveriam ser apresentadas aos jovens de hoje. Deveria ser postas no lugar dos politicamente corretos em relação ao título. Hoje é tachado de preconceituoso quem chamar um velho de velho. " Velho é o seu preconceito", me disse um alguém quando eu informei que meu velho pai estava adoentado. Isso já faz muito tempo. Os mimimis, mamamás, mememés, momomós e mumumús ainda estavam em fase embrionária.

A seguir, duas letras para serem gravadas nas mentes e corações, principalmente da juventude.

Velho  

Velho, o tempo já se foi...
As águas são passadas, 
moinhos não movem mais.
Velho, de um dia tão antigo...
teus dias, gastos comigo, 
fizeram de mim o que sou
Fruto do tronco desta vida tua,
em plena rua, teu vigor roubei;
da tua paz tirei, do teu amor suguei,
do teu suor comi, no teu calor dormi.
Sou filho teu!

Velho, o tempo está aqui
no filho que é teu renovo,
de novo a vida se fez.
Velho, tu foste a semente,
pra que eu fosse, somente, 
a continuidade de ti. (Grupo Logos)

Meu velho

É um bom tipo, meu velho
Que anda só e carregando 
Sua tristeza infinita 
De tanto seguir andando.

Eu o estudo desde longe 
Porque somos diferentes 
Ele cresceu com os tempos
Do respeito e dos mais crentes 
Velho meu querido velho 
Agora já caminha lento 
Como perdoando o vento
Eu sou teu sangue meu velho 
Teu silêncio e o teu tempo.

Seus olhos são tão serenos
Sua figura é cansada 
Pela idade foi vencido 
Mas caminha sua estrada.
Eu vivo os dias de hoje 
Em ti o passado lembra
Só a dor e o sofrimento 
Tem sua história sem tempo.

Velho meu querido velho 
Agora caminha lento 
Como perdoando o vento
Eu sou teu sangue meu velho 
Teu silêncio e o teu tempo 
velho meu querido velho 
Eu sou teu sangue meu velho
Teu silêncio e o teu tempo 
Velho meu querido velho... 

(Altemar Dutra)



Nenhum comentário:

ANO DE ENCHIMENTO DE BARRAGENS, BARREIROS E AÇUDES

O que é de açudes de todos os tamanhos vão ser enchidos até o fim da temporada de chuvas. Em toda a região só se ouve as notícias. Os que ti...