quinta-feira, 3 de julho de 2008

CARTA DA LEITORA

SOSTORES TU, DEQUINHA!

Depois de muitos dias respondo ao comentário da leitora Socorro Oliveira sobre o uso da palavra sostôr. No dia 20 de junho/2008 eu reclamava que ainda não tinha conseguido encontrar a origem dessa palavra estranha. Já pesquisei em muitas fontes, inclusive na fonte oral, que é o povão, mas nada. Então socorro acrescenta o comentário seguinte: ‘Meu caro Xavier, em relação ao sostôr, o pior vc não sabe. Dequinha dizia assim: "SOSTORES TU". Por esse ângulo suponho que seja um verbo, ou não?”
Respondo: Não. Sostores continua sendo uma palavra interjetiva (de interjeição, admiração). Apenas Dequinha pegou a palavra e acrescentou um elemento que é próprio de verbo da 2ª pessoa do singular (tu). Assim, ele me deixa mais confuso ainda. Ex: Se eu cantar, se tu cantares; se eu estudar, se tu estudares etc.

Um abraço!

Nenhum comentário:

AGORA FALTAM VINTE E DOIS

Ainda faltam vinte e dois centímetros para o transbordamento das águas da barragem de Umari. Tem sido uma luta medonha a sangria daquela bar...