sexta-feira, 7 de outubro de 2011

OS NEOS

O neo é um elemento de origem grega que significa literalmente, novo. Assim, neo-nazismo significa uma ressuscitação do Nazismo, com uma roupagem nova, já que o Nazismo não mais existe. 

Outras palavras podem ser formadas, incluindo aí neologismo, que significa a formação de novas palavras a partir de outras.

Ser malufista é ser partidário de Paulo Maluf, político paulista.

Outras palavras servem como exemplo: neo-escolástico, neo-helênico, neo-republicano, neo-socialista.

Por aqui, nós temos o valerismo, o targinismo e o jorgismo. Eles fizeram história na política e ainda estão presentes, de alguma forma, nas decisões do poder municipal. 

2 comentários:

Zé Wilson disse...

Xavier

Os Neo tamnbém se refere a família do meu avô (Manoel Alexandre Filho) que era conhecido como Mané de Néo. Alguns de seus seus filhos levam esse complemento, popularmente, como Zé de Néo (Pai de Cotó) e Chico de Néo (in memória). rs rs rs rs.

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Tô ligado, Zé Wilson! O texto ficou completo com a sua observação. Você pode não acreditar, mas a família Néo não saía da minha cabeça quando eu estava fazendo o texto.

Inclusive a Escola Municipal Néo Bezerra é assunto muito longo que dá para fazer outra postagem bem interessante.

DOMINGO

Cinco centímetros para sangrar   Considerando uma sangria como nos anos anteriores, ainda faltam cinco centímetros barragem ainda não sangro...