segunda-feira, 19 de julho de 2021

LIVRO QUE CONTA A VIDA DE MILTON MARQUES É LANÇADO EM UPANEMA

(Do blog Upanema News, www.upanema.blogspot.com, do professor Silva Júnior. Em 17/07.2021)

O ano era 2004 quando conhecemos o senhor Milton Marques de Medeiros. O encontro ocorreu em virtude de uma entrevista para o Jornal de Upanema, o qual fazíamos parte. Dr. Milton, como chamávamos, nos recebeu em sua sala na TV Cabo Mossoró (TCM) onde a entrevista fluiu perfeitamente.

Hoje gostaria de narrar aos leitores a sensação do que testemunhei naquele encontro e em uma visita posterior. 

Sem falsos elogios, Milton Marques foi uma das mentes mais brilhantes com quem tivemos a oportunidade de conversar na vida. Não é a toa que era médico, advogado, empresário, se tornou Reitor da UERN depois de nossos encontros, mas, o que mais nos chamou a atenção foi sua humildade. Um desconhecido jamais diria que ele era tudo aquilo diante de sua tamanha humildade, simplicidade, generosidade.  

Nós do Jornal sempre sonhamos alto. Pois, já naquele momento pedimos a vinda da TCM para Upanema. Recordo que ele falou no grande investimento necessário e que eles ainda estavam expandindo para Mossoró, para o Alto de São Manoel. Falou em valores entre 200 mil e 400 mil reais, número que ficamos boquiabertos com tamanho investimento. Ora, na época Upanema não tinha nem Internet mas nós do Jornal de Upanema já sonhávamos com uma TV...

Me recordo dele falando do avanço da tecnologia, do mundo digital, dos livros digitais, isso me marcou porque no meu íntimo pensei, isso vai demorar muito pra acontecer e se acontecer... num é que ele tinha razão?

Poderíamos contar outras histórias marcantes mas vamos encerrar esse texto contando algo que hoje me entristece pela oportunidade que perdemos. É que deixamos de visitar Milton Marques com vergonha! Isso mesmo! É que ao final das duas visitas ele arrastou o talão de cheques e nos deu um patrocínio. Amante da comunicação, ele queria ajudar no desenvolvimento daquele veículo de comunicação de sua inesquecível Upanema. Me recordo do valor do cheque do segundo encontro, foram 200 reais, uma excelente quantia para a época. Pois bem, nós deixamos de visitar Milton Marques com vergonha dele pensar que a gente estava indo atrás de dinheiro... coisa de gente matuto mesmo, porque  nós é que queríamos pagar a ele pelo tanto que ele nos ensinou, pelo tanto que ele fez por todos nós. 

Obrigado Milton Marques.

P.S. O lançamento do livro ocorreu na sede da TCM em Upanema e a noite após a missa na capela da comunidade Poré. Agradecemos ainda a escritora Lúcia Rocha pela dedicatória no livro.

Nenhum comentário:

AGORA FALTAM VINTE E DOIS

Ainda faltam vinte e dois centímetros para o transbordamento das águas da barragem de Umari. Tem sido uma luta medonha a sangria daquela bar...