segunda-feira, 26 de julho de 2021

LINGUAGEM

Língua oral - É a língua na sua realização natural e espontânea. Sua compreensão é facilitada pela entonação, pelo jogo fisionômico, pela mímica e pela situação em que se realiza. É livre, inovadora, expressiva. Apresenta-se culturalmente, de acordo com o meio e está impregnada dos registros. Sua manifestação mais elaborada e rica é a linguagem retórica dos discursos e pronunciamentos públicos. (Introdução ao curso de redação, de Gélson Clemente dos Santos)

A prática da língua oral é mais fácil do que a escrita. Para o falante expressar-se bem não necessita de técnica, mas de ser um bom ouvinte. A articulação das palavras exige uma organização, mas não tanto quanto a escrita. O falar bem já é outra história. Em público e para muitas pessoas, são poucos os que conseguem articular boas falas. Os bons oradores, via de regra, são bons leitores e bons ouvintes. Para falar de qualquer maneira, que comunique alguma coisa, basta ter os órgãos sadios e boa disposição em falar. 

Nenhum comentário:

QUE PALAVRA!

Cabide Móvel com pequenos braços, ou móvel, ou objeto apropriado, onde se penduram roupas, chapéus, toalhas, etc. (Aurélio) Silveira Bueno a...