terça-feira, 27 de julho de 2021

LINGUÍSTICA

Estilística - É a ciência que estuda os estilos literários. Podemos considerar o estilo de um escritor como uma utilização criativa e individual dos recursos que a língua, no seu tempo e nas suas variedades, lhe apresenta.
Quem quiser distinguir bem os aspectos do estilo de um determinado texto ou escritor, é preciso, antes de mais nada, conhecer suficientemente bem os recursos que a língua oferece. Só assim poderá distinguir entre o uso linguístico normal, o nível em que o autor atua, e o grau de transformação de sua linguagem natural em linguagem artística. (Introdução ao curso de redação - Gélson Clemente dos Santos)

Estilo individual de cada escritor - Há os que preferem escrever de mais formal, numa linguagem mais carregada de figuras de linguagem. Há outros que escrevem mais facilmente a depender do leitor. Frases curtas é a marca de alguns escritores.

Nenhum comentário:

QUE PALAVRA!

Cabide Móvel com pequenos braços, ou móvel, ou objeto apropriado, onde se penduram roupas, chapéus, toalhas, etc. (Aurélio) Silveira Bueno a...