quinta-feira, 9 de abril de 2009

FERIADÃO

ÓRGÃOS ESTADUAIS TERÃO PONTO FACULTATIVO NESTA QUINTA

A governadora Wilma de Faria Wilma decretou ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração direta e indireta, autárquica e fundacional do Estado para esta quinta-feira (9). O Decreto nº 21.091 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta (8).

Fonte: Natal Press
COMENTÁRIO:
Amanhã é feriado de Sexta-feira da Paixão. Hoje é imprensado entre a quarta e amanhã, sexta-feira. Por esse motivo é que os governos utilizam-se de outra palavra - facultativo - para justificar a parada do dia de hoje, quinta-feira. "Facultativo" é sinônimo de "não vá" ou "não precisa ir" trabalhar.
Com o feriado de amanhã retoma-se uma velha e chata discussão - a da laicidade do Estado.
Alguns religiosos ficam irritados com certos feriados como o de amanhã e Corpus Christi.
Entretanto, não hesitam em aprovarem o "Dia do evangélico" estadual ou municipal.
Se isso for laicidade, então já não sei mais de nada.
Digo isso para que o uso abusivo dos dois pesos e das duas medidas bem cheias utilizadas por certos religiosos sejam pelo menos conhecidos das pessoas que só conhecem um lado da questão: o lado do erro que muitas vezes parece certo. Certo?

9 comentários:

Profº Francisco Gondim disse...

Afinal, você fica irritado com esses feriados?

Seus comentários deixam transparecer dois pesos e duas medidas.

Eu sou contra esses feriados. Quando se trouxe a idéia de se criar o dia do evangélicos para uma reunião de minha igreja, eu fui contra. Eu acho que os evangélicos receberam a ordem de Jesus para pregar durante os 365 dias do ano.

Mas eu só vejo esse pessoal que se diz democrático criticando dia de evangélico, mas criam dia e mais dias pra todo gosto e desgosto.

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Não precisa se irritar porque estamos com o mesmo pensamento, pelo menos nesse ponto. Pelo visto, não foi você que criou mais um feriado religioso. Foram os legisladores. Fiz uma crítica a quem fez a lei e a quem apóia também. Não se justifica tanto feriado. Sei que há muita gente amaldiçoando os feriados do catolicismo e se desmanchando de prazer com os feriados do grupo a que pertence.

Isso é que são dois pesos e duas medidas.

Não se esqueça também que inventaram uma leitura bíblica na sessão da Câmara de vereadores.

Mas aí já é assunto para outra blogada.

Veja lá se você é favor ou contra uma leitura bíblica numa sessão legislativa.

Profº Francisco Gondim disse...

Como numa câmara tudo é decidido pelo voto, talvez a leitura bíblica tivesse que passar por uma votação.

Acredito que a leitura ganharia, uma vez que praticamente todos os upanemenses se dizem cristãos, portanto seguidores da Bíblia.

Quanto aos feriados não aconteceu nenhuma consulta popular quanto ao assunto. Foi tudo na base do enfia de goela abaixo.

Mas além dos feriados oficiais, temos uma carrada de oficiosos: dia São Pedro, quinta-feira santa, aqui em Upanema (o mês de dezembro todo), o mês de junho (um monte de aulas dispensadas para as quadrilhas) etc., etc., etc.

Quanto ao chamado dia do evangélico, acho totalmente desnecessário. Só serve para alguns grupos ridículos se mostrarem nas grandes cidades com aquelas bagunças pra jesus com j minúsculo, uma vez que o JESUS com j maiúsculo não se mete naquilo.

Fui claro?

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Acredito que a leitura bíblica na Câmara de vereadores é feita baseada em refimento interno ou coisa parecida.

É muito fora de propósito aquela prática, tendo em vista que não melhora em nada o comportamento dos parlamentares, seja dentro ou fora do recinto.

Ocorre aquilo por um equívoco dos grandes, herdado da falsa interpretação moderna de que a leitura bíblica seja adquada em todo lugar e em todo momento. Ainda por causa da escandalosa vulgarização das Escrituras Sagradas.

Para se ter uma ideia, ela é comparada com um livro qualquer.

Ela não é um livro qualquer.

Cuidado, não fale mal dos inventores do feriado porque eles poderão ser seu chefe na escala religiosa.

Profº Francisco Gondim disse...

Você está querendo dizer que a leitura bíblica só deve ser praticada por pessoas especiais? Era isso que ocorria antes da reforma protestante. O povo não podia ler a Bíblia. Aliás, colocavam veneno nas páginas da mesma, uma vez que as pessoas tinham o costume de molhar os dedos antes de folhear o livro. Quando alguém morria envenenado, logo diziam que foi castigo por haver desobedecido a ordem da igreja

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Há o outro lado da questão: analfabeto não sabe ler nem Bíblia nem qualquer outro livro.

É uma pena que a lenda do veneno tenha pegado mesmo.

Aí saíram distribuindo Bíblias (ainda bem incompleta) a torto e a direito. "Leia a Bíblia. O Espírito Santo interpreta pra você."

O resultado de tudo isso é o fato de que está ocorrendo um verdadeiro milagre da multiplicação de religiões. Desde as que falam às que proíbem as línguas estranhas; das que usam o nome de um jesus com j minúsculo ou não; da religião que proíbe que as pessoas assistam TV(Há 20 anos e depois estão mergulhados nela) Jesus não é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Das que a cada dia ficam ricas através do evangelho da prosperidade. And so on.

A Bíblia não é um livro qualquer. Ele é sagrado.

O aborto voluntário, por exemplo, é um crime desde o primeiro até o último que houver neste mundo.

Profº Francisco Gondim disse...

Xavier, esse negócio de igreja que muda de opinião é complicado mesmo.

Eu ainda sou muito novo e já vi uma igreja pregando contra dízimos (quem os dava estava enricando o pastor), línguas estranhas (julgavam que quem as falava eram uns bodes, pregar nas esquinas (quem o fazia era fariseu).

Hoje já se ouve essa mesma igreja em seus programas radiofônicos e amplificadores de som cobrando dos seus fiés o dízimo, já faz celebrações nas esquinas e ruas e mantém um grupo falador de línguas estranhas. Não é complicado?

Profº Francisco Gondim disse...

Agora entendi que você concorda com a igreja da Idade Média que não permitia a leitura da Bíblia para todo mundo.

Mas o sentido dissa proibição é para que o povo não conheça a verdade, pois só assim, qualquer capim seco lhe serve de comida.

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Eu não falei em Igreja que muda de opinião. Religião que muda de opinião.

Igreja só tem uma.

PELA FORÇA DO VENTO

Através da força do vento, as águas da barragem de Umari já ultrapassa a grande parede. Amanhã, enfim, poderemos ter a notícia esperada por ...