quarta-feira, 8 de abril de 2009

SOBRE CALAZANS FREIRE

DEQUINHA BEZERRA PARA O JORNAL DE UPANEMA
Estando aqui na calçada da minha casa, lendo tranquilamente as matérias do Jornal de Upanema, acabei me deparando com uma reportagem de vocês que me chamou por demais a minha atenção, ou seja, a entrevista que vocês fizeram com a senhora Dapaz Freire, a filha do nosso saudoso desportista José Calazans Freire (Seu Zé Freire).

Eu quero dizer pra vocês que dois fatos interessantes envolveram a pessoa de Dequinha Bezerra e o Sr. José Calazans Freire. O primeiro fato aconteceu quando eu era ainda um garoto com 16 ou 17 anos de idade. O meu irmão Raimundo (popular Raimundo de Tonheiro) que jogava na seleção de Upanema, de tanto insistir comigo, acabou me trazendo para treinar junto com eles aqui na rua (nós morávamos nas Barreiras).

E foi ali, naquele campo cheio de areia, no meio de vários cercados de vara, que eu me consagrei depois como o melhor jogador de futebol da história de Upanema.

E foi ali, naquele campo de areia que eu conheci aquele homem que todas as tardes estava lá assistindo aos treinos do time e nos dando orientações.

E foi ali, naquele campo de areia, sem nome, que eu conheci o maior torcedor do futebol de Upanema, José Calazans Freire (Seu Zé Freire).

E foi justamente naquele campo de areia, que seu Zé Freire, já como treinador do time de Upanema, me lançou pela primeira vez como titular da equipe numa partida amistosa contra o time do Poré.

Naquele tempo havia uma rivalidade muito grande entre Upanema e o Poré. O campo estava lotado naquela tarde de domingo. Parece que estou vendo Toinho Fernandes, outro torcedor fanático de Upanema. Ele gritava a todo momento: “vamos lá upanemense”!

Quanto a mim, não decepcionei a confiança do mestre Zé Freire. No campo eu dei um verdadeiro show de bola, marquei 4 gols e vencemos o Poré por 6x1.

Depois daquele jogo nunca mais fui reserva do time de Upanema, graças a seu Zé Freire.
O outro fato importante relacionado com seu Zé Freire, diz respeito ao nome dele no campo de futebol de Upanema. Vocês perguntaram à filha dele quem colocou o nome do estádio. Ela disse que não sabia.

Pois bem, senhores, eu sei quem teve a brilhante ideia de dar o nome daquele velho campo de areia de Estádio José Calazans Freire.

Simplesmente, senhores: fui eu, Dequinha Bezerra. Quando aconteceu? Em que ano? Infelizmente eu não me lembro. Só me recordo que foi na época em que eu comecei a trabalhar na imprensa de Upanema. Eu era correspondente da Rádio Rural de Mossoró.

Um dia, o editor de esporte da Rural me perguntou se o campo de Upanema não tinha nome. Então eu respondi que não. Tudo porque quando eu mandava as notícias de Upanema pra Rural e falava do esporte, dizia sempre estádio local, porque o campo não tinha nome. Às vezes dizia Estádio do Tabuleiro.

Aquela pergunta de Renato Severiano da Rural me despertou a ideia de colocar um nome no campo. Aí eu me lembrei de se Zé Freire, de nosso ex-técnico que havia falecido. Comecei a fazer a divulgação do Estádio José Calazans Freire na Rádio Rural, como também no serviço de som (o popular “Bocão”).

Depois que a Igreja vendeu o terreno, o campo foi desativado, passando para outro local, onde se encontra até hoje, ao lado do cemitério.

Só lamento que o nome do Estádio José Calazans Freire nunca tenha sido oficializado.

Um abraço.

Dequinha Bezerra
Ex-jogador

Um comentário:

Unknown disse...

Grande DEQUINHA BEZERRA,Ex Jogador e atualmente Técnico,um grande abraço do amigo e admirador Amarildo Martins Tavares

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...