terça-feira, 24 de agosto de 2010

OS TIPOS DE LEITURAS E LEITORES

Nós que convivemos com leitores diariamente, constatamos que nossos estudantes ainda estão bem longe de aprenderem a ler da maneira correta.

Há aqueles que só leem se utilizarem a voz. Este tipo não consegue se concentrar um instante. Por isso não conseguem ler de outra maneira.

Os que não precisam de bater os lábios para fazerem a leitura, já estão num estágio mais avançado: leem com a mente. Há também os que não codificam as letras com propriedade.

A leitura em voz alta está em crise. Cada vez mais os leitores se negam a usarem a voz. Eles nem sabem que a oralidade é uma das modalidades muito exploradas e requisitadas hoje. Quem consegue ler bem, terá mais chances de se expressar bem.

A leitura silenciosa nos tempos de hoje é uma prática muito difícil de se manejar, haja vista as dificuldades que os adolescentes têm de se abstrair. A música moderna tem contribuído para isso.

A parte que cabe aos professores nessas questões é repetir na sala de aula a leitura oral para que esses problemas sejam pelo menos amenizados.


Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.