terça-feira, 24 de agosto de 2010

QUEM ERAM OS CULPADOS PELO FRACASSO ESCOLAR

O aluno de vinte anos atrás ainda tinha uma culpazinha pelo seu fracasso nos estudos.

Não digo que deveremos atribuir só a eles isso. Digo que se temos que botar a culpa em alguém que arranjemos mais gente, sem deixar de incluir o próprio aluno. E a cada nível de ensino que ele galgar, mais culpado ele será pelo seu fracasso.

Tenho um testemunho pessoal sobre reprovação. No começo dos estudos na Universidade, fracassei numa disciplina - pela primeira e última vez.

Divido a culpa com a professora, um colega e minha ingenuidade.

Não vou detalhar o assunto para não cansar os leitores nem a mim mesmo, que já estou doido pra terminar o texto.

O quadro que se instalou é o seguinte:

Se o aluno não passa, (hoje o chamam de clientela) logo botam a culpa no professor. Recentemente a escola como um todo (diretor, vice, equipe pedagógica, porteiros, pessoal da limpeza) entrou no rolo. Aliviou um pouco o fardo. Mas eu quero mais. Quero que o aluno sinta que em muitos casos ele é o único culpado. Noutros, o professor é quem deveria ser punido. E noutras vezes, até as autoridades maiores deveriam pagar a conta.

Não queria que voltasse os tempos antigos em que os alunos eram os únicos culpados, mas não quero carregar tanta culpa sozinho. Sozinho eu não posso.


Nenhum comentário:

TRINTA E CINCO

Pela medição de hoje pela manhã, a sangria da nossa barragem está a trinta e cinco centímetros para sangrar. Basta um empurrãozinho que vai.