quarta-feira, 28 de março de 2012

APRESENTAÇÃO DO PROJETO AQUIFLORA FOI REALIZADA HOJE NA BARRAGEM DE UMARI

Foi realizada hoje pela manhã na sede da Colônia de Pescadores de Upanema, localizada na margem das águas da barragem de Umarí, a apresentação do Projeto Aqui Flora. O projeto é uma parceria entre a Petrobrás, ABDA- Agência Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Ambiental e as prefeituras de Upanema, Campo Grande e Triunfo Potiguar. 

A apresentação foi coordenada pelo Prof. José Salim. Ele apresentou a equipe que irá trabalhar no projeto e seus objetivos. Segundo o Prof. Salim, o AQUIFLORA atua através de 5 Programas, dois dedicados à recuperação e preservação de espécies nativas de animais aquáticos (PROFAUNA) e plantas (PROFLORA) em risco de extinção na caatinga da região; de Educação Ambiental (PROEDUC) e Comunicação (PROCOM) e o quinto voltado para auxiliar à administração municipal na organização de estrutura e capacitação de pessoal para  gestão ambiental de seu território (PRORG).

Serão investidos no programa, mais de um milhão de reais, em parceria entre a Petrobras e as prefeituras participantes. “Esse será um grande projeto ambiental, social e que deverá gerar renda para aquelas pessoas que vivem próximos a barragem e que antes não tinham nenhuma perspectiva de melhoria de vida”, explicou o professor. O Eng. de Pesca Elizeu Augusto de Brito, coordenador do PROFAUNA, explicou que os pescadores da barragem de Umarí deverão ser parceiros no processo de implantação da estação ecológica que será construída no local, com o objetivo de melhorar a produção de peixe e em especial, o trabalho de revitalização do camarão Pitú, que nasce nas águas da barragem, reproduz-se nas salinas de Areia Branca e Grossos e logo após volta nadando contra a correnteza, até chegar na parede da barragem de Umarí. “Esse foi um dos problemas que detectamos e que deverá ser corrigido. A idéia é colocar redes próximas a parede da barragem e depois de capturados, colocá-los de volta no lago da barragem”, disse. 

A prefeita Maristela também falou da importância do projeto, principalmente como fonte de renda. A prefeita disse que projetos como esses sempre terão o apoio da prefeitura e que com a chegada da retroescavadeira que o município vai ganhar no próximo mês, os tanques e viveiros de criação que serão construídos poderão utilizar os serviços da máquina. O Engenheiro de Pesca Elizeu Augusto também se dispôs a doar a mão-de-obra especializada para construção de possíveis tanques de criação de peixes em comunidades rurais distantes da barragem. A Prefeitura de Upanema já entrou com a contrapartida da compra do terreno onde funcionará a sede do projeto. 

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.