terça-feira, 13 de março de 2012

BISPO VISITA ÓRGÃOS PÚBLICOS E CONVERSA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Upanema está recebendo com muita alegria, a visita do reverendíssimo Bispo Dom Mariano Manzana, representante maior da Diocese de Mossoró. A visita faz parte do projeto de conhecer melhor as paróquias da Diocese e também a estrutura dos municípios e comunidades as quais elas fazem parte. A visita começou ontem, (anteontem) com uma calorosa acolhida da população católica, fazendo uma grande carreata que teve início na comunidade de Poré e se estendeu pelas principais ruas da cidade, tendo como ponto final a missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Hoje pela manhã, Dom Mariano participou de um café comunitário na Feira da Agricultura Familiar. Em seguida visitou a Câmara Municipal de Vereadores, onde lá, foi inquirido sobre um tema polêmico que está envolvendo pessoas de nossa comunidade. Trata-se da legalização de terrenos, que um dia pertenceram a Diocese e que foram vendidos. Dom Mariano explicou que assim como um político, um gestor ou qualquer outra pessoa com poder de decisão, ele tem responsabilidades e precisa cumprir a Lei. O Bispo disse que a dificuldade para liberação dos recibos de venda das terras deve-se principalmente a falta de informação, já que a venda ocorreu há 30 anos. “Muitos perderam o recibo. Para tentar resolver esse problema, exigimos que os interessados nos trouxessem um histórico que pelo menos nos dê uma noção do que ocorreu durante todos esses anos, com esse terreno”, explicou. O histórico a que o Bispo se refere foi exemplificado para que todos pudessem entender. “Suponhamos que João comprou um terreno a Igreja, mas perdeu o recibo. Ao longo desses anos, João vendeu o terreno a Pedro, que vendeu a Maria, que deixou de herança para seu filho Natanael. Neste caso, faz-se necessário que Natanael faça o caminho inverso e colha as assinaturas desses ex-proprietários para que possamos ter a certeza de que estamos entregando o recibo a que tem direito”, explicou. O Bispo disse que essa é uma maneira da Igreja evitar que pessoas possam se apossar de forma indevida dos terrenos e consequentemente prejudicarem aqueles que realmente têm direito. “Todos aqueles que nos trouxeram o recibo original ou o histórico receberam o recibo da Diocese, sem problemas. O que eu não posso é dar o recibo “por cara”. Afirmou.

Em seguida, o Bispo, acompanhado da prefeita Maristela Freire, visitou as secretarias municipais. Na oportunidade o Bispo parabenizou a prefeita pela estrutura oferecida aos profissionais e a população. A visita começou pela secretaria de Urbanismo e Ação Social, em seguida as secretarias de Turismo e Comunicação, Agricultura, Obras, Saúde e Educação. Na próxima sexta-feira o Bispo visitará a sede da Prefeitura de Upanema. A prefeita Maristela Freire fez questão de acompanhar a visita do Bispo. Para ela, a visita constitui-se num momento ímpar para nossa sociedade. “Independente de religiosidade, o importante é a mensagem de fé e a palavra de Deus que o Bispo está trazendo para todos nós”, comentou a prefeita.

A tarde, Dom Mariano participou de uma reunião com os profissionais da comunicação. O Bispo ficou surpreso com a estrutura de comunicação que o município de Upanema possui. Para ele, é muito importante para população que os meios de comunicação levem a sua mensagem de forma ética. Ele também comentou que a Igreja Católica sempre teve a missão de comunicar a palavra de Deus. O secretário de Turismo e Comunicação, Anaximandro Eudson, falou da História da comunicação em Upanema e sua parceria com a Igreja Católica. Ele disse que essa união vem desde a década de 50, quando tínhamos a amplificadora de voz, a Voz de Upanema, que todos os dias, as 18:00h tocava a Ave Maria e dava os informes da Igreja. Em seguida veio o próprio sistema de som da Igreja que divulgava aniversários e notas e avisos de nossa comunidade.

Depois do encontro, o Bispo visitou as instalações da TV e Jornal de Upanema, em seguida conheceu os estúdios da Rádio Liberdade.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com 

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...