terça-feira, 1 de maio de 2012

A VELHA QUESTÃO

O dia primeiro de maio reserva muitas questões. A primeirra é sobre sua origem. Depois, é sobre a nominalização do próprio dia: Dia do Trabalho ou do Trabalhador?

Se é do trabalho, então as pessoas devem trabalhar; se é do trabalhador, então o trabalhador deve descansar.

São reflexões feitas ao vento, sem fundamento nenhum. Há outro que merece muitas tecladas: Não é dia dos trabalhadores e trabalhadoras?

Aí, sim, se formos puxar por elas, escreveremos muitas laudas de páginas e não chegaremos ao fim. As bandas feministas puxam para si a letra a ou e da questão e querem colocá-las em todos as palavras e expressões que têm dois gêneros.

Imaginem o Dia dos trabalhadores e trabalhadoras. Dia do estudante e da estudante. Dia do professor e da professora. Dia do médico e da médica. Dia do Engenheiro e da engenheira. Dia do artista e da artista. Dia Soldado e da soldada (ou da soldado?) Dia do astronauta e da astronauta. Dia dos aposentados e das aposentadas. Dia mundial do enfermo e da enferma. Dia do publicitário e da publicitária. Dia do repórter e da repórter. Dia mundial do consumidor e da consumidora. Dia do diagramador e da diagramadora. Dia do jornalista e da jornalista. Dia do corretor e da corretora. Dia do médico legista e da médica legista. Dia dos jovens e das jovens. Dia do amigo e da amiga.

O texto não ficaria travado, truncado? E olhe que coloquei somente uma amostra. Há inúmeros outros dias de comemorações que poderiam encher a paciência do leitor(a).

Nenhum comentário:

CHUVA DE ONTEM

Apenas quatro milímetros.