segunda-feira, 15 de abril de 2013

CONQUISTA

Estivemos em Natal de segunda a sexta - 8 a 12 - numa formação sobre o programa CONQUISTA

O Conquista é feito de uma parceria entre Fundação Roberto Marinho e governo do Estado.

O que tem de novo em relação à escola pública tradicional é o método. Alias, o método de ensino não é novo. Como disse, a metodologia rompe com a tradicional, a começar pela forma em que as carteiras devem ser colocadas na sala de aula.

Os estudiosos já dizem há muito tempo que as carteiras dos alunos devem ser colocadas em círculo e não em fileiras. Segundo eles, o círculo favorece ao professor estar vendo a todos por igual e sem dar brechas para ninguém fique escondido.

As carteiras em círculo também favorece a participação de todos os alunos. No Conquista, essa forma é imperativa, pelo que entendi.

Sem dúvida, não é algo como a invenção da roda, mas é uma forma que poderemos testar e ver se é viável mesmo.

O MÉTODO

Além das disposições das carteiras, em cada aula há vídeos interativos, com atividades prévias antes de se entrar no conteúdo propriamente, denominadas de problematizações. As problematizações direcionam para o conteúdo da aula propriamente dita.

A responsabilidade dos alunos na sala é muito grande. Para isso, a turma será dividida em quatro. Todos os dias, cada grupo será responsável por uma tarefa a ser executada. Isso dá dinamicidade e não dá brechas para que haja dispersão.

O projeto promete. Vamos fazer nossa parte para que ele cumpra em nós.






Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...