domingo, 14 de abril de 2013

QUEM SE LEMBRA?

A chinela til-til foi lembrada nesta semana por uma mulher quando contava uma história que outra teria lhe contado.

O foco da história não era a chinela, mas para mim foi. Aproveitei a história da mulher que nos tempos passados vinha da zona rural para a cidade de sandália til-til.

Se não fosse a mulher, eu não iria me lembrar facilmente que no meu tempo de criança existia tal coisa.

Pois bem. Depois apareceu a chinela Dupé e a havaiana, sua concorrente direta. Havia até uma divisão de classe entre as pessoas que usavam aquelas sandálias. A Dupé estava para os mais desvalidos e a havaiana, para os que comiam carne quase todos os dias.

As três marcas tornaram-se metonímias entre as pessoas, nas suas respectivas épocas. Marca pelo produto. Há até uma tirada que se diz:

"Quero uma chinela Dupé!"

"Claro, se é chinela, é do pé, e não da mão. Chinela é para o pé."


Um comentário:

Carlos Lopes disse...

A sandália dupé com a calça topeka, fizeram muito sucesso.

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...