sexta-feira, 27 de junho de 2014

FILTROS

Em férias, sem trabalhar formalmente, a gente pode saborear com mais força e gosto a internet. 

É aqui onde mora o perigo. É aqui que precisamos saber usar um filtro bem grande mesmo para acompanhar a velocidade das informações e o tipo de informações que lemos e ouvimos. 

Há de tudo na internet  e mais uma coisinha. Precisamos ter cuidado para que não saiamos no final do dia entorpecidos com o monte de coisas que engolimos.

Agora o que se vê principalmente são notícias relacionadas aos jogos da Copa. Mesmo sem perceber, a gente polui a cabeça com tanta informação. Qualquer assunto é pretexto para fazer uma ponte com o assunto do momento.

O que nos preocupa, nós dessas bandas da linguagem formal, que diariamente insistimos para que nossos alunos aprendam a se expressar adequadamente, o que nos preocupa mesmo é a quantidade de textos escritos de qualquer forma, sem pontuação correta, sem nexo, com erros ortográficos absurdos, etc.

Sublinho aqui o fato de que praticamente todos os erros ortográficos são absurdos. Por quê?  Porque num mundo em que tudo está globalizado, temos a chance de acertarmos cem por cento, pois temos uma infinidade de dicionários ao nosso lado, bem pertinho da gente, na ponta dos dedos. Há também uma porção de professores doutos, preparados, que podem nos responder corretamente em apenas um clique.

Podemos, por exemplo, nunca errarmos no item agente e a gente. Não devemos mais anunciarmos uma notícia dizendo que isso ou aquilo aconteceu ou vai acontecer, se na verdade ela tem data e até hora exata. Se aconteceu ou vai acontecer é porque não estava previsto ou não está previsto.

Estes e outros deslizes fagneanos "já não existe nem o certo nem errado", flagramos na pequeníssima e grandíssima imprensa do país.

Na linguagem oral, nem me falem! Há gente dizendo gratuíto sem nenhuma preocupação. Assim, nossa juventude não irá aprender direito!

Querem saber de uma coisa? Há erros que praticamos na escrita por falta de revisão devido a pressa de publicarmos um texto. Não se escandalizem se eu tiver cometido alguns deles. Se isso ocorrer, depois voltarei e consertarei.

Tchau! 





Nenhum comentário:

TRINTA E CINCO

Pela medição de hoje pela manhã, a sangria da nossa barragem está a trinta e cinco centímetros para sangrar. Basta um empurrãozinho que vai.