domingo, 29 de março de 2009

DADOS

LIVROS DIDÁTICOS
Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), o governo distribuiu em 2007, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mais de 100 milhões de exemplares para estudantes da rede pública do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio foram mais de 9 milhões de livros.
É ponto pacífico que o livro didático não é a única ferramenta de trabalho do professor.
Há, porém, um fenômeno negativo que ocorre na escola moderna. É um comportamento assimilado por uma quantidade razoável de alunos quanto ao uso do livro didático na sala. Muitos se dão ao luxo de não trazerem e ainda por cima justificarem o ato. Dizem eles que os livros pesam muito.
Como eu não consigo ficar calado diante disso - senão eu caio teso no chão - eu digo: Pesava antigamente no meu tempo. Naquele tempo pesava porque eu não tinha o livro.
Como sabemos, o governo distribui milhões de exemplares para que muitos fiquem em casa.
Assim, ficamos num beco sem saída: se colocarmos regras duras como não deixarmos eles entrarem na sala, poderemos ser acusados de estarmos utilizando uma punição.
Valei-me Rosivaldo!

Nenhum comentário:

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.