segunda-feira, 9 de março de 2009

HISTÓRIA DE UPANEMA

ONDE FICA A CNEC?

Onde fica a CNEC em Upanema?
A sigla significa Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Primeiro que tudo, a CNEC em Upanema não existe mais enquanto escola, mas ainda há o prédio na Av. Antonio Vitorino.
Tudo começou em fins da década de 70 quando o prédio foi pela prefeitura à instituição que aqui nascia pelas mãos de Luiz Cândido Bezerra. Naquele ano o prefeito era José Lopes, filho de Antônio Lopes. No ato da doação do prédio, que chamava-se Escola Municipal Néo Bezerra, não tiveram o cuidado de explicitar que na possibilidade de o prédio não ser mais utilizado, voltaria para o município.
E assim, passaram-se os anos. A escola era cenecista com professores cenecistas, da rede municipal e estadual. Com o passar do tempo, a coisa tendeu a ficar quase todos da rede estadual. Os recursos escassearam-se e foi preciso que houvesse uma mudança para o sistema estadual: foi a famosa estadualização.

A partir de 1992, o sistema cenecista desapareceu completamente, mas muitas pessoas ficaram com a ideia de CNEC na cabeça. “Vou estudar na CNEC”. “Vou trabalhar na CNEC.” O tempo passou e a coisa piorou recentemente. Quando a Escola Estadual José Calazans Freire saiu dali no final de 2007 e se mudou para a Avenida Getúlio Vargas no centro, abriu espaço para que a CNEC alugasse o prédio. E foi o que ocorreu.
A Escola Maria Gorete já não tinha mais onde colocar os alunos, se abrigou ali. Hoje, onde já foi CNEC, depois escola estadual, é anexo da Escola Municipal Maria Gorete e ainda continua sendo um Prédio cenecista. Entenderam? Eu acho que entendi.

Nenhum comentário:

CHUVA DE ONTEM

Apenas quatro milímetros.