quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CHICO CANDIDO

Quando eu ainda estava aprendendo a ler, como é natural, onde via uma palavra, queria treinar a leitura. Na escola onde estudava – Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti – todas as classes tinham uma plaquinha acima da porta com um nome de um personagem do passado, já falecido. Ao passar por uma dessas salas, avistei a seguinte inscrição: “Sala de professores Chico Cândido”. Não perdi tempo e comecei a balbuciar a frase.

Soletrei as primeiras palavras acertadamente, mas tropecei na última porque estava acentuada. Ao invés de ler Cândido, li Candido. Troquei a pronúncia proparoxítona por paroxítona. E quem foi Chico Cândido?

Só mais tarde soube quem era aquele senhor. Depois confirmei com um de seus netos, o conterrâneo Januário Bezerra. Chico Cândido era o pai de Luiz Cândido Bezerra, que foi prefeito de Upanema por duas vezes, vindo a falecer no segundo mandato em 26 de maio de 1986.

Fonte: www.jornaldeupanema.com.br

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...