domingo, 20 de setembro de 2020

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

VOLTA ÀS AULAS
Neste ano, as aulas na escola pública, consoante o decreto da governadora, não haverá mesmo aulas presenciais. Não se sabe sequer quando será o retorno no próximo ano.

HUMOR
•O marido para a esposa:
- Acho que o pneu está com falta de ar.
- É claro! Do jeito que você está correndo!

• - É a esperança que me faz trabalhar.
- Esperança de quê?
- De nada. Esperança é a minha mulher. (Da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, 2007)

TEXTO DE LIVROS DIDÁTICOS
A Cidade de Salvador

Salvador, a capital do Estado da Bahia, é uma das mais interessantes cidades do Brasil.
Pitoresca na sua desarrumação, na quantidade de cruzes das igrejas levantadas para o céu, na confusão do verde da vegetação, das muralhas das fortalezas antigas, dos paredões dos conventos.
Salvador está dividida em cidade Alta e cidade baixa, que se comunicam por dois planos inclinados e dois elevadores, um dos quais é o elevador Lacerda, que tem uma torre com sessenta metros de altura.
Na parte baixa, no lado do mar, corre a Avenida Oceânica, onde o monumento ao Cristo Redentor domina a cidade.
Na parte baixa estão o comércio, o casario colonial, as velhas ruas, os templos antigos.
Na parte alta, mais moderna, mais ampla, mais bela, ficam os edifícios públicos e as novas residências. Aí estão o Palácio da Aclamação, sede do Governo do Estado; a Biblioteca Pública; a Faculdade de Medicina; o Parque Duque de Caxias ou Campo Grande, onde se erguei monumento ao "2 de julho", construído para comemorar a expulsão dos portugueses da Bahia na guerra da Independência; o Jardim da Aclamação; as Praças 13 de Maio, Castro Alves e Rio Branco; o Passeio Público, onde as crianças brincam.
Numerosas e belas igrejas são encontradas na cidade do Salvador, destacando-se pela sua imponência maravilhosa a igreja do Convento da Ordem terceira de São Francisco. Sua fachada é toda de pedra, trabalhada caprichosamente, e seu interior, opulento em obras de talha, é resplandecente de ouro.
Chamam a atenção dos visitantes: a tradicional igreja do Senhor Bonfim; a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, construída em 1549, ano da fundação da cidade do Salvador, pelo primeiro Governador Geral, Tomé de Sousa; a igreja de Nossa Senhora da Graça; a Catedral Basílica do Salvador, onde se encontra o túmulo de Nem de Sá, terceiro Governador Geral do Brasil.
Muitos edifícios modernos embelezam a capital baiana, como o do Instituto do Cacau, do Instituto de Educação, do Grande hotel e outros.
No cais do Mercado vêem-se muitas velas e mastros das jangadas e dos saveiros que trazem mercadorias que são vendidas ali.)
Nas ruas e praças da cidade baixa são encontradas as baianas com seus tabuleiros de apetitosos pratos e deliciosos doces típicos da Bahia.
No Museu Histórico da cidade são exibidas centenas de relíquias dessa Bahia que não se esqueceu dos tempos de luta da colonização e de heroísmo da Independência, mas tem progredido sempre, modernizando-se e acompanhando a marcha da civilização; dessa Bahia que trabalha, contribuindo para a riqueza nacional, exportando o fumo, o cacau, o café, o algodão, a mamona, os couros, as peles, os óleos vegetais. (Infância Brasileira, terceira série,  1960)

UPANEMA 67 ANOS
Cidade baixa e cidade alta

Em muitas cidade brasileiras existem a cidade baixa e a cidade alta. Filipe Guerra - tenho a informação de que lá seus munícipes conhecem esses termos. Na capital potiguar também há essa denominação da divisão da cidade. Se olharmos com mais cuidado, veremos outros exemplos. 
Em Upanema não há essa denominação, mas há de fato as duas cidades. No passado não era assim, pois a cidade era edificada somente na parte baixa. Alcancei sua construção que ia até as imediações da Manuel Gonçalves. A partir dos anos 80, a parte mais alta começou a ser habitada. Tudo começa com dois conjuntos residenciais que ficaram conhecidos por Cohab e Ipe. Ainda nos anos 80, foram erigidas algumas casas ao lado da Cohab: era o Nova Vida. O conjunto que mais tarde ganhou nome - Pêgas - voltou as crescer depois do ano 2000. Novos conjuntos foram construídos. A partir daí, a parte da cidade alta tornou-se maior que a baixa e continua a crescer.

LINGUAGEM CERTA
Privilégio
Quem tem privilégio escreve assim e não de outras maneiras.

POESIA
Estação

De quilômetro em quilômetro
Estacionei junto de seu coração
Em velocidade média
Sem pressa de chegar
Encostei e parei
E cheguei pra ficar.

Antes andei léguas
E mais léguas de caminhos
Às vezes esburacadas
Noutras vezes planos
Agora estou convicto
Que não cometi enganos.

Agora estou aqui disposto
A viver uma vida plena
O coração por inteiro
Entregue para viver
Do jeito que a vida deve
Gozar e nunca sofrer.



Nenhum comentário:

TRINTA E CINCO

Pela medição de hoje pela manhã, a sangria da nossa barragem está a trinta e cinco centímetros para sangrar. Basta um empurrãozinho que vai.