sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

A GENTE VAMOS COM A MAIOR TRANQUILIDADE

A linguagem formal é tão bela que o mais analfabeto dos analfabetos acha belo alguém se expressar como mandam as regras da língua. Acham belo porque a linguagem articulada soa bem aos ouvidos. Nada mais agradável é uma frase com a concordância entre as palavras e uma palavra bem pronunciada. Chega suave aos ouvidos. Destoam as frases mal feitas. As palavras bem combinadas são doce ao paladar. Ainda que não seja bem compreendida, uma frase bem dita é mais agradável.

Triste é constatar que caminhamos ao inverso. A cada dia aparecem sabichões da língua, a pretexto de quererem igualar a todos, desestimulam a formalidade e enaltecem o falar fora das regras. Não pensam eles que prejudicam os que se aventuram a participarem de concursos públicos e as provas de Enem e vestibulares. Uma pena que isso aconteça.

O uso do a gente e do nós é uma regra elementar. A gente não combina com vamos, mas com vai. Estranho é constatar que há muita gente de anel no dedo que diz a gente vamos com a maior tranquilidade, apesar de ter passado pela escola.


Nenhum comentário:

AGORA FALTAM VINTE E DOIS

Ainda faltam vinte e dois centímetros para o transbordamento das águas da barragem de Umari. Tem sido uma luta medonha a sangria daquela bar...