domingo, 17 de janeiro de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

TEXTOS ANTIGOS

O ferro 

O ferro é um metal duríssimo, resistente e muito pesado. É o metal mais útil que se conhece pelas suas variadas aplicações. É cinzento-azulado e flexível

Dele é que se fazem todas as ferramentas, todos os instrumentos da lavoura e da indústria, máquinas de todas as espécies, locomotivas, trilhos, vagões, automóveis e navios.

O Brasil possui uma reserva de ferro capaz de abastecer o mundo inteiro, durante centenas de anos. 

As maiores jazidas de ferro brasileiro estão no Estado de Minas Gerais. 

O ferro bruto ou minério de ferro, como é chamado, depois de extraído das jazidas ou minas, é levado para as usinas onde se transforma em ferro fundido ou em aço.

O aço, que é o ferro puro, serve para o fabrico de lâminas, de molas, de utensílios domésticos, de chapas usadas na construção de embarcações e veículos.

Para purificar o ferro, transformando-o em aço, emprega-se o manganês, , outro metal encontrado em grande quantidade no Brasil: esse minério é também usado no fabrico do vidro.

O ferro exposto à umidade cobre-se de ferrugem. Evita-se a ferrugem pintando-se o ferro com uma camada de óleo ou de piche, ou cobrindo-o com uma camada de zinco ou de estanho. Coberto de zinco, tem-se o ferro  galvanizado. Coberto de estanho, tem-se o ferro estanhado, mais conhecido pelo nome de lata.

(Infância Brasileira, terceira série primária)

O texto acima contém algumas informações bastante primárias e infantis, pois foi extraído de um livro de terceira série primária. Era no tempo em que um livro desse tipo era uma riqueza numa casa.

Apesar da infantilidade das informações, há algumas que muita gente de anel no dedo não sabem e nunca irão saber.

 HUMOR

- Pai, ajudei você a economizar dinheiro.
- Quem diria! Como foi isso?
- Pai, você se lembra que me prometeu mil reais se eu passasse de ano?
- Lembro, filho.
- Pois pode guardar a grana.

PROVÉRBIO

Longe dos olhos, longe do coração.

Nenhum comentário:

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.