quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DA COMPLICAÇÃO DAS PROVAS DO ENEM

As provas do ENEM vêm carregadas de complicações, principalmente para os que não estão blindados, escudados pelo conhecimento, principalmente os conhecimentos gerais.

A cultura geral é indispensável para que o estudante saia vivo de uma prova do ENEM.

Dizer que ele precisa de ser um bom leitor, um leitor completo, já se tornou um clichê daquele tamanho.

Notei, ao ver uma prova de ENEM de Ciências da Natureza, que os meninos e meninas precisam acordar e do sono profundo em que estão mergulhados.

Mas em que sono grande parte estão mergulhados? Respondo, fazendo um arrodeio bem grande. Farei um arrodeio daqueles que o leitor vai desistir de ler o texto.

Pode me chamar de careta, mas arrisco a dizer que Justin Bieber, Lua Nova, Crepúsculo e outros modismos não levam ninguém a lugar nenhum. Não os condeno totalmente por isso, pois, gostemos ou não destes hits musicais e dessas novas literaturas, elas fazem parte do lazer dos jovens.

O que é condenável é que eles não sabem de quase nada além daquilo que citei acima. E ainda de quebra, há uns que completam com o mais durável, sem conteúdo e enfadonho ritmo musical, que é o forró eletrônico. Este tem tirado de grande parte dos jovens a oportunidade de conhecerem o que é música de verdade, com conteúdo.

Como dizia no princípio do texto, vi que os candidatos a uma vaga na Universidade, via ENEM, precisam de conhecerem mais o mundo real que os cercam, através de ferramentas que estão bem alcance deles: a TV e a internet. Digo isso porque sei que grande parte deles fazem mau uso delas e disso não querem se desprender.

Notei que as provas do ENEM requerem do estudante muitos conhecimentos teóricos aprendidos na escola, mas também não dispensam o conhecimento da vida que o cerca.

Urge que eles se apropriem das duas coisas, para que possam disputar uma tão sonhada vaga na Universidade.

Nenhum comentário:

DEZESSETE

A medição do que falta para a sangria da barragem de Umari continua. Agora faltam dezessete centímetros.  Parece pouco, mas falta muita água...