quinta-feira, 7 de abril de 2022

O PRECIOSO

O precioso tem vivido fluindo em expansão.

Não há quem impeça sua descida e andada.

Quando desce, não tem quem o segure. Manda recado, mas nem sempre é garantia que ele virá tal ou tal hora. Nós humanos é que pensamos que ele vem daqui há pouco ou a algumas horas ou minutos. Faz-nos pensar em tempos porque sua forma no espaço sideral nos dão pistas.

Derrama-se de lá para cá de formas diferentes e em velocidades variadas. É algo extraordinário e bonito de se ver.

O precioso traz muitos benefícios para os humanos, mas também para os outros reinos, como o vegetal e animal. Sem ele, nada que é vivo continuará a viver por muitos dias. 

Há quem não goste dos dias e até meses em que o precioso cai. Se ele não vem, os mesmos que não gostam dele reclamam de sua ausência e até chegam a rezar ppr sua vinda. Mas quando chega - não faltam os reclamantes. Há até quem reivindique a hora que ele deveria despejar. 

Deixe ao menos eu chegar em casa. Mas assim já é demais!

É certo também que se ele vier em grandes proporções, pegará muita gente desprevenida, principalmente as que residem em lugares baixos ou em morros. Os prejuízos podem ser grandes e podem até levar à morte.

Ele é artigo precioso para a sociedade e pode ser medido, mas nunca impedido. É combustível para a agricultura, cem por cento natural e não tem contraindicação se usado limpo e no tempo certo.

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.