sábado, 12 de fevereiro de 2011

LEMBRANÇAS DE HOSNI

A notícia internacional mais comentada nesses quinze dias tem sido, sem sombra de dúvida, as manifestações dos egípcios para a deposição do cargo de presidente, o senhor Hosni Mubarak.

Mubarak, para os que têm até trinta anos -salvo os estudiosos da política internacional  ou estudantes de História - era um nome desconhecido até duas semanas atrás.

Entretanto, para mim, já quase um cinquentão, Mubarak é um nome que está retido na memória desde sua entrada ao poder, no comecinho dos anos 80.

Naquela época, ávido por aprender tudo, mesmo contaminado pela ideia de que História é matéria de decoreba, e por conseguinte, sem qualquer importância, eu escutava o noticiário internacional ou raramente assistia pela TV.

Os trinta  anos se passaram, sem que eu soubesse do paradeiro do presidente egípcio. Só umas poucas vezes é que via pela TV uma nota sobre aquele presidente. 

Agora que ele tornou-se importante para a imprensa, dadas as circunstâncias de sua administração reprovável pela população, é que ele volta à tona, tornando-se importante, porque foi objeto de notícia por mais de duas semanas - e ainda renderá outras duas ou mais - mas tornou-se figura desimportante, porque agora, fora do poder, sairá de cena definitivamente. E só não vai sair totalmente desprestigiado porque os historiadores não deixarão de registrá-lo na história.

Nenhum comentário:

PELA FORÇA DO VENTO

Através da força do vento, as águas da barragem de Umari já ultrapassa a grande parede. Amanhã, enfim, poderemos ter a notícia esperada por ...