terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PROGRAMA TERRA PRONTA VAI BENEFICIAR AGRICULTORES UPANEMENSES

Foi realizada ontem, em Assú, a assinatura dos convênios do Programa Terra Pronta. O programa é uma parceria entre a Petrobrás, Governo do Estado e prefeituras dos 17 municípios produtores de petróleo. 

Cerca de 15 mil hectares de terras serão preparadas para o plantio da safra deste ano.  "É fundamental a gente somar esforços numa hora dessas. As chuvas estão chegando e não temos tempo a perder. Queremos o melhor resultado, principalmente para os pequenos produtores", observou, dizendo ainda que "o momento é de resgatar a cidadania do Estado. Vamos dar as mãos, vamos somar, fazer o RN crescer e proporcionar melhor condição de vida ao agricultor", afirmou a governadora Rosalba Ciarline.

De Upanema, estiveram presente no evento, a prefeita de Upanema Maristela Freire, o secretário de Agricultura Aisamaque Dáliton e o vereador Oséas Monthalgan. Parcerias com o homem do campo tem se mostrado a melhor forma de fortalecimento da agricultura familiar, explica a prefeita Maristela.

A prefeita Maristela considera importante a assinatura do convênio, mas sugere que o formato do mesmo seja modificado. Hoje, a quantidade de litros de óleo é distribuída de forma igualitária para os municípios. A proposta da prefeita de Upanema é que seja feita uma avaliação das áreas produtivas dos municípios e quanto foi plantado no ano anterior, para que sejam beneficiados com uma maior quantidade de combustível, aqueles que produzem mais, como é o caso de Upanema. “Seria mais justo! Upanema tem uma área rural, que é uma das maiores do estado. Seria mais justo aumentar a quantidade de combustível para aqueles municípios que precisam mais”, afirma. 

Além do óleo doado pela Petrobrás, a Prefeitura de Upanema desenvolve o programa Preparo do Solo. No ano passado, por exemplo, o programa municipal investiu aproximadamente R$ 100.000,00, entre contrato de 18 tratores, pagamento de pessoal e complementação do óleo diesel. A expectativa é que nesse ano, agricultores de uma área de 3 mil hectares sejam beneficiados com o programa.

Além do programa Terra Pronta, a governadora Rosalba Ciarline destacou que o seu governo tem voltado as atenções para resolver os problemas do homem do campo. Citou o pagamento do Seguro Safra, que estava atrasado em virtude da falta de pagamento da parcela do Governo do Estado, na gestão anterior. “Foi uma das primeiras medidas do nosso governo. Era uma das maiores reivindicações dos pequenos agricultores, que depositaram sua parcela e se sentiam enganados pelo Governo do Estado”, disse.  

A ação do Governo do Estado nesse início de administração tem agradado a prefeita de Upanema. Para ela, a situação financeira do estado, deixada pelo governo anterior, poderia inviabilizar ações como o pagamento do Garantia Safra. Mas, a governadora tem se mostrado sensível a situação do homem do campo. Maristela acredita que a indicação de Betinho Rosado, como secretário de Agricultura, deverá ser fundamental para que o Estado possa voltar novamente o olhar para a agricultura.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com 

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.