segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ANTIBÍBLICO

QUE É UM ÍDOLO?
"Segundo o dicionário Aurélio, "ídolo é uma estátua cultuada como deus ou deusa; objeto no qual se julga habitar um espírito."
No entanto (...) a Bíblia foi escrita por judeus, inspirados por Deus, e que falavam outra língua.
o Antigo Testamento foi escrito em hebraico e em grego. O Novo Testamento foi escrito em grego e aramaico. O aramaico se parece com hebraico. É como português e espanhol. . É muito importante estudar a língua original da Bíblia, porque, assim, você pode pode fazer a sua própria tradução. (...) Vou dar um exemplo: Se eu desse esta frase em castelhano: yo estoy embarazado! Talvez você traduzisse: Eu estou embaraçado! Se traduzisse assim, estaria errado. A palavra "embarazado", em espanhol, significa grávido. A tradução certa seria: Eu estou grávido! (...)
Vamos então para o Êx 20,4: "Não farás para ti escultura..."Escultura em hebraico (...) a gente
lê pesél. Quando traduziram a Bíblia para a língua grega, procuraram usar a palavras mais parecida com esta. Encontraram, então (...) êidolon. Qual palavra êidolon lembra? Exatamente ídolo.
Para ficar bem guardado: ídolo é uma escultura adorada como se fosse um deus ou uma deusa. Era chamado ídolo porque pensavam que havia um espírito dentro dele." (Argumentos do Padre Cleodon, do livro "A palavra liberta").
Se algum católico pensa que naquela estátua que está diante dele existe um espírito (Deus Jeová, Jesus Cristo ou um santo) poderoso que pode salvar sua alma, então há idolatria mesmo e não tem pra onde correr. Assim, eles estarão dizendo que ali está o Deus Salvador, assim como os israelitas e os adoradores de Baal punham sua confiança em suas estátuas.
Porém se os católicos apenas utilizam as imagens como símbolos da fé, então não há idolatria, pois o Deus dos católicos é o mesmo das outras religiões do cristianismo, ou seja, é o Deus Criador, trino (a palavra Trindade não existe na Bíblia), viu?) o que se fez homem para morrer pelos pecadores, ressuscitou e irá ressuscitar os humanos também. Ele era um homem, solteiro, filho de uma virgem etc, etc.
Seria bom que trechos da Bíblia como Nm 21, 8-9 fossem lidos e comentados. Ele prova que a fabricação de escultura também foi ordenada por Deus. Quando foi usada erradamente, o mesmo Deus ordenou sua destruição.
Deus diz: "Faça uma serpente venenosa e coloque-a sobre um poste: quem for mordido e olhar para ela, ficará curado."
Depois: II livro dos Reis (XVIII, 3-4) - O Rei Ezequias destruiu a serpente de bronze feita por Moisés. Aqui há algumas evidências: 1) Que Moisés fizera de fato uma serpente de bronze; 2) que essa serpente fora conservada pelos judeus durante longo tempo; 3) que eles acabaram por adorá-la ou a prestar-lhe culto indevido; 4) que por isso, Ezequias a quebrou.

Teria agido mal Moisés ao fazer a serpente de bronze? É claro que não, pois foi o próprio Deus quem ordenou fazê-la e olhar para ela para que os judeus se curassem. Erraram os judeus conservando-a? É evidente que não, porque mostravam gratidão e obediência a Deus. E entre os que conservaram estavam Moisés, Josué, os Juízes, Daví, Salomão. Será que todos eles estavam errados? Será que nenhum deles tinha um "Aurélio" -- um dicionário à mão para saber que adorar, venerar, reverenciar, amar extremamente é tudo a mesma coisa? E nenhum deles contou com um sábio Saul para aconselhá-lo? Por que, durante tantos séculos, Deus e seus enviados permitiram que se guardasse a serpente de bronze? (www.doutrinacatolica.com).
O tema da idolatria é infindo. Vale lembrar que este ainda poderá estar na lista dos supostos erros da Igreja Católica apontados pelo Protestantismo que vão deixar de ser tidos como erro.
Somente de 25 anos para cá posso listar as seguintes doutrinas e/ou costumes que mudaram de sentido:
● Houve um tempo que a TV era o caixão do diabo; hoje é um eletrodoméstico comum.
● Houve um tempo que a política... Deus que me perdoe! Hoje... deixa pra lá!
● Houve um tempo que o casamento religioso era coisa de católico. Hoje lembram-se que Deus casou Adão e Eva (Deus não era do cartório) e que Jesus instituiu o casamento (sacramento) apesar de ser solteiro. Hoje o casamento é feito também com um clérigo protestante.
● Houve um tempo em que dizia-se que as línguas faladas nas reuniões eram de anjos. Hoje imagino que ninguém pensa mais assim, pois está claro na Bíblia que as línguas eram de países.
Assim, se em breve houver uma alteração de doutrina, não se assustem, pois já houve diversas. E uma a mais não terá nenhum problema.

3 comentários:

disse...

“Porém se os católicos apenas utilizam as imagens como símbolos da fé, então não há idolatria”.

Tenha paciência, amigo Xavier. Você caiu em contradição com um texto que há poucos dias você mesmo escreveu, dizendo que a oração do Pai Nosso não é uma oração modelo. Espere aí. As imagens podem ser símbolo ou modelo de fé, mas o Pai Nosso não pode ser modelo de oração?

Você utiliza argumentos manobrando-os descaradamente. Isso não poooooode!

Jander Freire disse...

Aprouve a Deus destinar um mandamento só para referir-se às imagens, ídolos ou estátuas, objeto de adoração, veneração, culto, honra, homenagens. Assim, Deus descreveu quais as imagens que não deveriam ser objeto de culto. Deus exemplificou para não haver dúvida.

ÊXODO 20.4 - "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás".

ANALISANDO:
- "Não farás para ti" – Entende-se a posse do objeto destinado ao culto, à homenagem, à prece, à veneração. Deus não condena as obras de arte, escultura ou pintura de valor histórico e cultural.
- "Nem alguma semelhança do que há em cima nos céus" – A proibição não alcança apenas as imagens dos deuses, mas diz respeito, também, ao que existe nos céus: A TRINDADE (Pai, Filho, Espírito Santo) (eu sei contar até três), os anjos e os salvos em Cristo. Logo, estátuas de Jesus, dos santos apóstolos, de Maria, e de quantos, pelo nosso julgamento, estejam no céu, não devem ser objeto de culto.
- "Não te encurvarás a elas" - Deus proíbe qualquer atitude de reverência ou respeito, tais como inclinar respeitosamente o corpo ou ajoelhar-se diante das imagens; prostrar-se com o rosto no chão; tocá-las; beijá-las; levantar os braços em atitude de adoração; tirar o chapéu; ficar em pé diante delas em estado contemplativo. Enfim, Deus proíbe o culto às imagens.
- "Não as servirás"- Não servi-las com flores, velas, cânticos, coroas, festas, procissões, lágrimas, alegria, rezas, vigílias, doações, homenagens, devoção, sacrifícios, incenso. Não lhes devotar fé, confiança, zelo,
amor, cuidados. Não alimentar expectativas de receber delas amparo, curas e proteção. Não colocá-las em lugar de destaque, em redoma ou em lugares altos.

A Igreja Católica de Roma reconhece a proibição, mas decide por não acatá-la!

No entanto, desde o Antigo Testamento, Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens que conduziriam simbolicamente à salvação por meio de JESUS, como são a serpente de bronze, a Arca da Aliança e os querubins.

Deus ordenou... a serpente de bronze, a Arca da Aliança, os querubins... A Arca da Aliança e os querubins passaram. Faziam parte de cerimônias e símbolos instituídos por Deus, de acordo com sua infinita sabedoria e soberana vontade, para melhor conduzir o povo em sua fé. Agora, vindo Cristo, temos "um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue..." (Hebreus 9.11).

A serpente de bronze - Este símbolo tão zelosamente defendido por vc Xavier, em Nm 21.7-9 foi um remédio específico para um mal específico numa situação especial. Agora, já não precisamos de figuras para nossos males físicos e espirituais. Até porque o poder vivificante da serpente de metal prefigura a morte sacrificial de Jesus Cristo, levantado que foi na cruz para dar vida a todos que para Ele olharem com fé. O próprio Jesus assim se manifestou: "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.14-15). ESSE É O REAL SIMBOLO DA FÉ!

Deus não recomendou o culto, a homenagem ou a veneração à serpente. Por isso, o rei Ezequias, temente e reto aos olhos do Senhor, ao perceber que o povo prestava culto à serpente, tratou de destruí-la. (2 Rs 18.4). Além disso, não se vê em Atos dos Apóstolos qualquer indício de uso de figuras, ícones ou imagens destinados a facilitar a compreensão e conduzir os fiéis à salvação. Então, porque usá-las agora?

Se o mandamento citado acima (êxodo 20.4) proíbe o culto aos ídolos, então o culto aos ídolos é proibido. Desculpem-me pelo óbvio. Portanto, o culto às imagens contraria o mandamento, que foi confirmado em 1 Jo 5.21. Se contraria, é pecado cultuá-los. Se é pecado, leva ao inferno.

SE APEGAR A UM SÓ VERSÍCULO, XAVIER, É RUIM PRA SAÚDE!
LEIA O RESTANTE. A BÍBLIA DIZ MUITO SOBRE ESTE ASSUNTO. NÃO ENGULA SÓ O QUE O PADRE CLEODON DIZ NÃO!

Por exemplo, Jeremias foi direto: "...suas imagens são mentira"... (Jr 10.14).

Eu já vi alguns católicos dizerem: "A honra prestada às santas imagens é uma "veneração respeitosa", e não uma adoração, que só compete a Deus".

Pois bem:
- Venerar: "Tributar grande respeito a; render culto a, reverenciar";
- Culto: "Adoração ou homenagem à divindade em qualquer de suas formas, e em qualquer religião".
- Adorar: "Render culto a (divindade); reverenciar, venerar, idolatrar" (Dicionário Aurélio).

Como se vê Xavier, é muito tênue a linha entre honrar, venerar, adorar e prestar culto.

Deus afirma: "Eu sou o Senhor. Este é o meu nome. A minha glória a outrem não a darei, nem a minha honra às imagens de escultura" (Is 42.8).

Pode publicar Xavier, eu autorizo.

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Como vêem, não comentaram os pontinhos porque são dificuldades teológicas que os protestantes carregam nas costas.

Prefiram desviar o assunto para as imagens, que é assunto predileto e bom de atacar.

Ora, quem de bom senso imagina que uma imagem seja um Deus.

O Deus dos protestantes é o mesmo dos católicos. Não há dúvida.

Os católicos não crêem que habita um espírito dentro das imagens.

Deus mandou fazer os querubins, bezerro de ouro et.

Querubins não eram deuses,as representações.

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...