quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

DONA TONHITA

A PRIMEIRA VEREADORA

A partir de 1° de janeiro, pela primeira vez na história da cidade, Upanema vai ser administrada por uma mulher.

No legislativo, a senhora Antônia Auta Bezerra de Mendonça, conhecida como Dona Tonhita de Venceslau, ficou registrada na nossa história como a primeira vereadora.

Ela cumpriu o primeiro mandato de 31 de janeiro de 1963 a 30 de janeiro de 1967.

Ela pertencia a UDN e obteve 106 votos. Ficou em segundo lugar. O primeiro lugar ficou com Francisco Fernandes dos Santos, do PSD, com 126 votos.

Ela foi reeleita para as três legislaturas seguintes.

Fontes de informação:

Upanema: a História dos três poderes: (De distrito a cidade)
Autores: Inez Tavares de Mendonça e José Wilson Tavares Bezerra.

Um comentário:

Upanema site disse...

Saliente-se por oportuno que foi eleita quatro vezes consecutivas, naquela época não existia subsidio(grana)para vereador e, quando no mandato que seria o quinto e que o vereador receberia $$$$$ pela primeira vez, ela humildemente passou o bastão para uma amiga e parente, Lindalva Oliveira e Silva, que também se elegeu, embora não tenha exercido o mandato por impedimento legal já que o marido era funcionário do FUNRURAL, antigo nome do hoje INSS.A alegativa, na época da familia era que tonhita já tinha um emprego e o marido era comerciante, que então desse oportunidade a outra pessoa.
um abraço amigo.

PELA FORÇA DO VENTO

Através da força do vento, as águas da barragem de Umari já ultrapassa a grande parede. Amanhã, enfim, poderemos ter a notícia esperada por ...