quinta-feira, 14 de março de 2013

PREFEITURA DE UPANEMA REALIZA MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria da Saúde, realizou nesta quarta-feira, 13, mutirão de combate a dengue no bairro Conceição de Upanema. A ação contou com a participação de agentes de endemias, equipe da Secretaria de Saúde, além do prefeito Luiz Jairo e do vice Juninho.

O mutirão passou por todas as ruas do bairro, conhecido também como Teimosos, recolhendo todos os tipos de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como pneus velhos e garrafas. Terrenos baldios também foram verificados e os agentes de endemias realizaram visitas domiciliares para aplicar larvecida em caixas de água, tanques e tonéis. “O mutirão tem o objetivo de eliminar os possíveis criadouros e também as larvas já existentes do mosquito”, destaca o secretário da Saúde, Ricardo Alexandre Bezerra de Oliveira.

Ricardo explicou que a ação faz parte de uma estratégia contra a dengue, orientada pelo Ministério da Saúde, em virtude do período de janeiro a abril ser considerado, por conta do registro de chuvas, o de maior probabilidade de proliferação do mosquito e, consequente, aumento dos casos de dengue. “É um trabalho preventivo que busca, antes de tudo, conscientizar à população sobre a importância de sua participação no combate a dengue”, ressaltou.

O secretário convocou à população para comparecer a Unidade Mista de Saúde para coleta de sangue em qualquer suspeita de dengue. “Coletamos o sangue e mandamos para o Laboratório Central em Natal para o exame de sorologia, que pode confirmar ou não se o caso suspeito é dengue”, informou Ricardo.

O prefeito Luiz Jairo observou que a dengue tem deixado à população preocupada e destacou que a prefeitura vai realizar diversas ações para reduzir os índices de infestação da larva do mosquito e de casos da doença aos menores patamares possíveis. “Estamos fazendo um trabalho educativo para que as pessoas criem consciência da sua importância no combate a dengue”, salientou o prefeito, acrescentando que mutirão será realizado em outros bairros.

O morador Valério Costa declarou que a ação é importante para prevenir uma possível epidemia de dengue. Segundo ele, campanhas já tinham sido feitas, mas sem a mesma dimensão. “O mutirão está sendo uma ação mais completa, verificando tudo que possa representar risco para a ocorrência de casos de dengue”, elogiou.

Prefeitura Municipal de Upanema
Coordenadoria Municipal de Comunicação Social

Magnos Alves
Coordenador

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...