domingo, 3 de março de 2013

SUA RUA - RUA SALVIANO FLORÊNCIO

“A primeira casa da rua foi ocupada pelo casal sobrinho de Salviano: Marcos Florêncio (Marcos Flôr) e Antônia Cruz, e fazendo esquina com ela encontrava-se a casa de outra sobrinha, Maria Cruz, que se casara com Antônio Bernardino dos Santos. A dita esquina é extremidade da atual Rua Manoel Bezerra. Os parentes de Salviano, procedentes do Sítio Capim Grosso, habitavam as citadas residências já em 1915. Hoje reside na casa da esquina da Rua Manoel Bezerra, Eliana Veríssimo dos Santos Oliveira, neta de Maria Cruz e Antônio Bernardino.”
 
Esta é uma amostra da origem daquela rua, feita pelo professor Josafá Inácio. A dita rua é também conhecida como “Rua Velha”, por ser a mais velha da cidade. “Ir para a rua velha” quer dizer ser preso. Diz Josafá ainda em seu livro que um parente próximo de Salviano ainda está entre nós. 

Trata-se de Manoel Flor, conhecido por Mané Bola. Destaca-se também a casa paroquial, entre os anos 1940 e 1950. Outra casa de destaque na antiguidade é a casa de Seu Luizinho Afonso, já no último quarteirão da rua. Presume-se que ela tenha sido construída ainda no século XIX, em 1889. Ainda segundo a pesquisa de Josafá, ali também foi ocupada pelos correios da cidade. No finzinho daquele quarteirão, os feirantes faziam troca e venda de animais como jumentos e cavalos. 

Ainda dois destaques da rua é que a vaquejada predominou durante alguns anos, nos tempos antigos, claro. Pouca gente que está viva alcançou isso. A exemplo da rua das pedrinhas, lá também havia pedras miúdas, mas só na parte de cima, em direção da casa de Seu Antônio Lopes (in memoriam). Nos anos 80, alcancei “A Comunidade”. A Comunidade” era um prédio que abrigava os profissionais da saúde. Lá tinha atendimento de médico e dentista. 

Dos moradores mais recentes, destaco Chico Cândido, Mané Pedro, Taninha, Aldo Santos, Ivan da Lanchonete, Galdino Moura, Dona Maria José de Tonico, Chico Inácio, Jaime. Chico Cândido mora em Parnamirim e Mané Pedro faleceu. Ainda vemos na placa da rua a abreviação Flor(acentuado), de Florêncio.   

2 comentários:

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Mané Pedro era pai de Macarrão e Eliseu. Dona João era a mãe deles.

Carlos Lopes disse...

Xavier:Também morou na rua Salviano Florencio: Antonio Miguel,Adauto (soldado), Canquinho, Gildenor, Silvetre, pai de Minerva,Pedro Bezerra ( avô de Luiz Jairo), Tiburcio, Oscar Damázio, encarregado da motor da luz,Maria do Socorro Gondim, Godofredo Guerra, Manoel Inácio, pai de Josafá. Muitos desses voce não conheceu.

DEZESSETE

A medição do que falta para a sangria da barragem de Umari continua. Agora faltam dezessete centímetros.  Parece pouco, mas falta muita água...