terça-feira, 30 de junho de 2020

MURIÇOCAS ATACAM

O bichinho chato, alcunhado por aqui de muriçoca, ataca. São mosquitos chatos, que podem, no máximo, irritar nossa pele e nossa paciência. A irritação da paciência advém do zumbido chato. Os outros, como o da dengue, já é uma história mais cruzeiro.

Mosquito: Nome comum de todos os insetos dípteros da família dos culicídeos, composta aproximadamente de 2.000 espécies distribuídas em 30 gêneros. Entre estes os mais importantes são: Cúlex, Anopheles e Aedes. Os mosquitos são de distribuição cosmopolita; vivem nas mais diferentes altitudes, desde 4.000 m nas montanhas até 1.000 m abaixo do nível do mar, em minas.
Além da malária, os mosquitos transmitem o dengue, virose já descrita no Brasil em 1923, e existente em quase todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo. Em 1930 foi descoberta em Natal, pelo entomologista norte-americano Shannon, a espécie Anopheles (Myzomyia) gambiae, temível vetor da malária no continente africano, e que de Natal invadiu enorme área do Brasil, chegando a atingir o Estado do Ceará. Somente em novembro de 1940 ele foi completamente erradicado da América, graças à cooperação entre a fundação Rockefeller e o governo brasileiro. (Recortes da Enciclopédia Brasileira Globo, verbete mosquito, volume VIII, 1977).

Nenhum comentário:

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.