quarta-feira, 26 de novembro de 2008

FIM DE ANO

ESTRESSE AUMENTA 75% NO FIM DO ANO, MOSTRA PESQUISA
Tatiana Pronin
Editora do UOL Ciência e Saúde

Trânsito, sobrecarga de trabalho, compras de Natal e festas fazem do fim do ano uma fase agitada para todo mundo. Por isso, não se espante se nas próximas semanas você estiver irritado e com dores de cabeça. Segundo uma pesquisa, o nível de estresse do brasileiro aumenta 75% no mês de dezembro.
Para combater o estresse, Ana Maria Rossi recomenda um exercício que pode ser feito a qualquer hora, a respiração abdominal: (1) ao inspirar, empurre o abdômen para fora; (2) ao expirar, encolha a barriga.
O estudo, feito com 678 homens e mulheres de 25 a 55 anos, foi coordenado pela psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR (Internacional Stress Management Association - Brasil), associação voltada para o estudo do estresse.
A psicóloga conta que o estresse pode se manifestar com sintomas físicos (dores de cabeça e no corpo, alterações gastrointestinais e aumento da pressão arterial), emocionais (ansiedade, angústia e preocupação) e comportamentais (uso excessivo de drogas lícitas ou ilícitas, álcool, tabaco e ataques à geladeira).
COMENTÁRIO DO BLOG:
O estresse entre nós não se manifesta pelos mesmos motivos de cidades grandes. Destaco, só um grande motivo para se ter estresse: é querermos botar na marra o pão na boca de uma pessoa.
Traduzindo: querermos dar aulas e os alunos se recusarem.

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.